A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), realizou na tarde de segunda-feira (11.09), uma reunião com outros órgãos públicos visando fortalecer parceria no combate aos ilícitos ambientais.
O encontro contou com a presença dos servidores do Serviço de Coerção ao Trânsito e Comércio Irregular, do Setor de Investigação e Análises e do Setor de Operações Especiais do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
Os representantes debateram sobre a importância da prevenção, do controle, da fiscalização e da repressão aos delitos transfronteiriços, conforme o Decreto 11.273, de 5 de dezembro de 2022, que traz alterações no Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).
Na ocasião também foi falado sobre as a inclusão do Programa de Vigilância em Defesa Agropecuária para Fronteiras Internacionais (Vigifronteira), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Este programa busca a aproximação e atuação conjunta da Dema e parceiros, objetivando intensificar a fiscalização e a repressão criminal aos ilícitos ambientais, provenientes de produtos que possam causar danos ao meio ambiente e a saúde pública como um todo.
De acordo com a delegada titular da Dema, Liliane Murata, a parceria com o MAPA já vem de anos anteriores no nível estratégico. “Agora estamos firmando a parceria em nível tático objetivando ampliar a repressão aos ilícitos ambientais em Mato Grosso”, destacou Liliane Murata.