Quarta-feira ainda será fria no Sudeste

Entenda o que causou o frio dos últimos dias e saiba quando as temperaturas vão subir.

Fonte: ClimaTempo

junho com previsao de frentes frias e frio no sul do pais
(Fonte: Climatempo e modelo numérico Global Forecast System/GFS)

As capitais Rio de Janeiro e Belo Horizonte registram as menores temperaturas deste ano, até agora. A capital mineira teve mínima de 12,3°C, pela medição oficial do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) na estação de Santo Agostinho. No Rio, o Inmet registrou 1,3°C na Vila Militar. Na zona sul da cidade de São Paulo, uma estação meteorológica da prefeitura marcou cerca de 3°C.

O estado do Espírito Santo também esfriou bastante nesta terça-feira, 4 de julho. Vários municípios capixabas registraram temperaturas próximas e abaixo dos 10°C.

Em Vitória, segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor temperatura nesta terça-feira  foi de 17,5°C, mas houve recorde. A menor temperatura em 2023 até o momento foi de 14,6°C, em  23 de junho.

Confira algumas baixas temperaturas registradas no Espírito Santo em 4/7/23
Venda Nova do Imigrante: 6.3°C, Santa Teresa: 8.6°C, Muniz Freire: 9.0°C, Alegre
e Marilândia: 10.4°C , Afonso Cláudio: 10.6°C

Quando o frio vai diminuir?

O frio na Região Sudeste é provocado por uma grande e forte massa de ar frio de origem polar que está centrada no oceano, na costa da Região Sul. O vento frio desta massa polar está sendo sentido sobre todo o Sudeste e todo o Sul do Brasil e deixa a temperatura baixa. Além disso, a maioria das áreas do Sudeste tem tido noite sem nuvens, o que facilitou a perda de calor na atmosfera e ajudou a esfriar o ar.

Este ar frio que está sobre o mar está se deslocando e se afasta cada vez mais do Brasil. Nesta quinta-feira, 6 de julho, esta massa de ar frio já estará mais afastada e seus ventos frios vão enfraquecer sobre Sudeste, o que vai diminuir o frio na Região.

A tendência é de aquecimento e a sexta-feira já será com calor à tarde. O fim semana também será com tardes quentes, mas uma frente fria chega a São Paulo no domingo e traz chuva.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.