Novak Djokovic diz que sua vitória final épica em Wimbledon sobre Roger Federer foi sua partida “mais exigente mentalmente” – e ele até teve que dizer a si mesmo que a torcida durante a partida estava torcendo por ele.
Djokovic, 32, manteve o título com 7-6 (7-5) 1-6 7-6 (7-4) 4-6 13-12 (7-3) e venceu o bicampeão de 37.
Com duração de quatro horas e 57 minutos, foi a maior final de Wimbledon.
“Quando a multidão estava gritando ‘Roger’ eu ouvia ‘Novak'”, disse o sérvio. “Parece bobo, mas é assim.”
Djokovic – agora cinco vezes campeão de Wimbledon – acrescentou: “Mentalmente, esse era um nível diferente. Foi provavelmente o jogo mais exigente, mentalmente mais exigente, do qual eu fiz parte. Foi um enorme alívio no final. Você trabalha para isso, você vive para este tipo de jogos. Eles dão sentido e dão valor a cada minuto que você gasta nos treinamentos e trabalha para se colocar nessa posição e disputar a partida com um de seus maiores rivais de todos os tempos.”
Ele creditou o treinamento mental e a visualização ao que o ajudou através da partida épica que se desenrolou no Centre Court, acrescentando que era mais difícil para ele do que o custo físico em seu corpo.
“Eu sempre tento me imaginar como um vencedor. Acho que há um poder nisso”, disse ele.
Além disso, tem que haver, ao lado da força de vontade, a força que vem não apenas do seu eu físico, mas do seu eu mental e emocional.
“Realmente não são as situações que você sente que estão afetando você, mas como você vivencia internamente essas situações, como você as aceita, como você as vive.”
A febre de Federer era abundante em todo o terreno do SW19 e no próprio Court Center, com a maioria dos 15.000 nas arquibancadas apoiando o suíço.
Essa é uma situação que Djokovic tem enfrentado em várias ocasiões e algo que ele tem sido conhecido por reagir negativamente.
Na final, muitos dos 52 erros e nove faltas cometidas por Djokovic foram aplaudidos, e ele foi vaiado quando questionou uma decisão do juiz que havia decidido em favor a Federer.
“Você tem esse tipo de atmosfera elétrica, esse tipo de ruído, especialmente em alguns momentos decisivos em que estamos completamente equilibrados. É de um jeito ou de outro. A multidão entra nisso. Se você tem a maioria da multidão do seu lado, isso ajuda. Isso te dá motivação, te dá força, te dá energia. Quando você não tem, então você tem que achar isso dentro de você.”