Se tem um assunto que atrai todo mundo é loteria. A possibilidade de ganhar muito dinheiro de uma só vez é algo que está no imaginário de qualquer pessoa. É muito difícil, é claro. Se fosse fácil, todos ganhariam e o prêmio seria irrisório, não é verdade?
Por causa desta dificuldade, muita gente passa a vida inteira jogando sem conseguir acertar os números mágicos. Só que tem gente que acerta muitas vezes, o que intriga a todos. Será que foi fraude? Será que conseguiu uma fórmula imbatível? Ou estudou sobre probabilidades?
Conheça algumas curiosidades sobre loterias do Brasil e do mundo. Quem sabe você não tem mais sorte quando fizer sua próxima aposta? Não custa nada sonhar…
A norte americana Joan Ginther, por exemplo, estudou muito sobre probabilidades – ela é doutora em matemática – e conseguiu encontrar algumas similaridades nos números que a fizeram milionária! Ganhou 4 vezes na loteria, mas ainda não contou pra ninguém o segredo. Tá todo mundo esperando, Joan.
Na Índia, país super populoso, existe uma loteria bem inusitada. Trata-se de um incentivo para que a população se esterilize. Quem se candidatar a cirurgias gratuitas de vasectomia e ligadura de trompas passa a concorrer a televisores, carros, casas e outros bens de consumo. Loucura, não é?
Pois então veja só o caso da China. Sabe aquelas promoções feitas em alguns estados brasileiros, onde o consumidor pode trocar suas notas fiscais por ingressos de shows, partidas de futebol ou prêmios em dinheiro? Por lá, para evitar a sonegação de impostos, o governo acoplou às notas fiscais, um bilhete de raspadinha instantânea. Nada mal…
O Vaticano sempre foi contra loterias. Considerava algo pecaminoso, ganância e orgulho num só ato. A partir de 1732, no entanto, o papa Inocêncio XIII finalmente absolveu os apostadores. O atual pontífice, Francisco, chegou não só a incentivar como criou uma modalidade que financia obras de caridade.
Você acredita nos biscoitinhos da sorte chineses? Nos Estados Unidos, uma boa fatia da população confiou, jogando-os na loteria Powerball. Pois não é que os números foram os escolhidos? 110 pessoas dividiram uma bolada graças a eles. Que sorte!
Será que você confere todos os bilhetes que joga? Não, né? Saiba que você não está sozinho! Quase 10 bilhões de reais são devolvidos às instituições do governo todos os anos. Em 2012, um sortudo/azarado não foi buscar um prêmio de 63 milhões de euros na Inglaterra. Ninguém gosta de lembrar de algo assim…
Um policial dos Estados Unidos foi – além de sortudo – muito generoso com a garçonete que sempre o servia em seu restaurante preferido. Ele prometeu que doaria metade do prêmio a ela, caso fosse sorteado. Prometeu e cumpriu. A história virou até filme com o Nicolas Cage.
Os moradores da pequena cidade de Grañen, na Espanha, fizeram uma aposta bem grande na loteria com um objetivo muito nobre: salvar a administração da cidade da falência. Pois os 2 mil habitantes conseguiram ganhar a bolada de 700 milhões de euros, pagaram as contas e ainda ficaram com o troco. Nada mal…
Finalmente, a curiosidade que você jamais esperaria:
Um casal da pequena cidade de Santo Amaro da Purificação jogou na loteria. Na época, o maior prêmio que tinha se chamava Sorte Grande. Eles resolveram colocar o bilhete no berço do filho bebezinho do casal e parece que o pequeno nasceu para só dar alegrias à família.
Ganharam uma grande quantia, resolveram seus problemas financeiros e o menino cresceu e acabou se tornando um cantor muito famoso. Sabe quem foi? Caetano Veloso! Sorte Grande é pouco…