Os sintomas de câncer de estômago podem ser confundidos por diversas vezes com simples problemas de saúde. Parece que o câncer gástrico está associado a países de primeiro mundo, já que nos últimos anos os casos têm aumentado em áreas mais desenvolvidas.
De acordo com dados da Universidade de São Paulo, no Brasil, a estimativa de casos novos diagnosticados para o câncer de estômago segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) é de 21.230 para cada ano do triênio 2020/2022, sendo 13.360 em homens e 7.870 em mulheres.
Embora a dieta seja um dos fatores de risco, as infecções com a bactéria H. Pylori também se enquadram na categoria de causas de câncer de estômago. Estima-se que menos de 5% desses casos de câncer correspondam a pessoas infectadas por esse microrganismo.
Esta bactéria tem uma presença de 50% na população mundial e é transmitida pelo consumo de água ou alimentos infectados, mas a verdade é que os especialistas não têm tanta certeza de que é realmente assim que as infecções ocorrem.
Quais são os sintomas?
Pessoas com câncer gástrico ou câncer de estômago, de acordo com o site Cancer.org , desenvolvem sintomas como:
- pouco apetite
- perda de peso não intencional
- Dor abdominal
- Acidez
- Náusea
- Vomitou
- Sentir-se cheio depois de comer pouco
- Inchaço ou acúmulo de líquido
- Sangue nas fezes
- Anemia ou baixa contagem de glóbulos vermelhos
A maioria dessas manifestações só pode ser apreciada a partir dos estágios mais avançados da doença. Alguns podem até ser confundidos com outras condições, como úlceras ou vírus estomacais.
Por este motivo, recomenda-se que em caso de dúvida, ou alteração persistente ao longo do tempo, se consultem médicos especialistas para descartar ou confirmar um diagnóstico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!