Na última semana, a colheita da segunda safra de milho 2022/23 avançou 3% da área total estimada, que é de 2,4 milhões de hectares. A maior concentração da colheita ocorre nas regiões Sul e Oeste do estado. As lavouras apresentam condições estáveis, com 82% da área a ser colhida em boa condição, 15% em condição mediana e 3% em condição ruim de desenvolvimento, em comparação com a semana anterior.
Quanto ao plantio de trigo, ele atingiu 96% da área estimada de 1,39 milhão de hectares. Mesmo com algumas desistências de produtores devido à queda nos preços do mercado interno, a projeção da área plantada supera em 12% a safra anterior.
A segunda safra de feijão, com 292 mil hectares plantados e uma estimativa de produção de cerca de 506 mil toneladas, já teve 90% da área colhida. Com exceção da região Sudoeste, que enfrentou alguns problemas pontuais causados por dias de chuva, o restante do estado teve clima seco, resultando em uma excelente qualidade do produto.
A comercialização da segunda safra de feijão atingiu aproximadamente 55% da produção total estimada. Como é comum para esse período de grande oferta, os preços do feijão tipo cores têm apresentado queda nas últimas semanas. Por outro lado, o feijão preto, que tem uma oferta menor, tem registrado aumento nos preços recebidos pelos produtores.