Gerente de supermercado é preso acusado de “gato” na energia

Fonte: DA REDAÇÃO

gato energia

Na quinta-feira (6), o gerente de um supermercado em Cuiabá foi preso em flagrante durante uma ação conjunta das polícias Civil e Militar e Politec contra o furto de energia elétrica.

O nome do estabelecimento não foi divulgado.

Essa prisão ocorreu na primeira fase de uma operação que visa combater ligações clandestinas de energia em Mato Grosso. Uma equipe de vinte agentes de segurança trabalhou em conjunto com as equipes de fiscalização da concessionária Energisa. Foram alvos casos de furto que já estavam sendo monitorados pelo centro de inteligência da empresa no estado.

Dentro do supermercado, os técnicos encontraram uma forma de fraude que manipulava a leitura do medidor de consumo. A empresa pretende recuperar mais de R$120 mil, incluindo R$40 mil em impostos não pagos.

“O furto de energia é um crime tipificado no Código Penal e deve ser punido tanto pelo crime em si como pelos danos que causa à sociedade. Isso precisa ser evitado. Parte desse desvio é repassado para os consumidores, além de prejudicar a arrecadação do estado. O ICMS da energia elétrica é uma das principais fontes de arrecadação para o estado e acaba beneficiando a sociedade. Então, desviar isso resulta diretamente em prejuízos para o estado”, afirmou o perito Rondon Souza Oliveira.