Brigadistas e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos de prevenção e controle de incêndios em Lucas do Rio Verde

Ações conjuntas entre corporações durante o período de estiagem está previsto em lei

Fonte: Por Ascom Prefeitura/Maíra Matos

Brigadistas e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos de prevenção e controle de incêndios em Lucas do Rio Verde
(Foto: Ascom Prefeitura/Rayan Nicacio) Brigadistas e Corpo de Bombeiros iniciam trabalhos de prevenção e controle de incêndios em Lucas do Rio Verde

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Segurança Pública, em parceria com a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, forneceu 08 brigadistas, sendo 02 cadastros de reserva, para prevenir, controlar, proteger e combater os incêndios florestais, incêndios em terrenos urbanos e queimadas no município, conforme a Lei nº 3.369/2022.

“Todo ano nós temos uma um Termo de Cooperação Técnica com a 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar. Os participantes inscritos passaram por treinamento com o Corpo de Bombeiros, sendo contratados os melhores integrantes do grupo para atuarem na brigada. As secretarias de Segurança Pública e de Agricultura e Meio Ambiente fazem essa parceria e todo trabalho nosso é realizado sempre com a expectativa de os indicadores deste ano, sejam menores em comparação aos anteriores em nosso município”, pontuou o secretário de Segurança Pública, cel. Marcos Cunha.

O trabalho dos brigadistas iniciou no dia 03 de julho e vai até o último dia de outubro, com a possibilidade de ser prorrogado caso o período de estiagem se prolongue. O regime semanal é de 40 horas de trabalho e a remuneração mensal é de R$ 1.952.

De acordo com dados apresentados pelo 1º Tenente da 13ª Companhia Independente de Bombeiro Militar, Wolf Tarik Souza Gomes, durante o ano de 2022, a corporação junto aos brigadistas combateu 121 casos de incêndios em Lucas do Rio Verde. “Os brigadistas são um reforço para a guarnição, muito importante, pois a partir do momento que conseguimos atuar em menos tempo no combate ao incêndio, eu previno que outras áreas sejam atingidas, evitando que se propague com mais velocidade. E pedimos que a população também nos ajude, denunciando e sabendo que fazer queimadas é prejudicial à saúde”, esclareceu.

De acordo com o Governo de Mato Grosso, a proibição de queimadas no estado segue de 1º de julho a 31 de outubro. A medida está prevista no decreto nº 259/2023, publicado em edição extra do Diário Oficial de 05 de maio de 2023. O documento leva em consideração as condições climáticas do período, com previsão de estiagem, altas temperaturas, umidade relativa do ar baixa e intensos ventos, que favorecem ocorrências de incêndios florestais.

Denuncie
Para denunciar focos de incêndios, ligue para o Corpo de Bombeiros via 193, ou para a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (65) 3549-7105.

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.