Policiais civis de Mato Grosso participam nesta semana, em Brasília, do 3° Workshop UAS do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Agência Brasileira de Inteligência (Abin) sobre atribuições e o cenário da aviação não-tripulada.
“O Decea apresenta as ações de planejamento, ações futuras, projetos, normas e atualização normativa. Nesse sentido, será trazido o contexto das novas normas que entrarão em vigor no próximo mês (ICA 100-40, MCA 56-5 e MCA 56-2). Além do Decea, as agências Anac e Anatel e o Mapa estão presentes e falarão sobre suas normas. É a primeira vez que reunimos todos os órgãos reguladores” informou o coordenador de Controle de UAS do Decea, capitão Eduardo Silva.
Durante o workshop, a Abin, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Ibama e as Polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros do Distrito Federal apresentarão uma amostragem sobre as atribuições, cenário da aviação e, especialmente, a não-tripulada; como cada instituição trata o uso do drone no âmbito da aviação, cenários, resultados e necessidades.
‘A Polícia Civil de Mato Grosso está na vanguarda na investigação policial e foi feito investimento em qualificação e na aquisição de UAS (drones), sendo que todas as regionais da instituição possuem esses equipamentos. Policiais foram treinados para operá-los, o que tem contribuído enormemente para o ganho em qualidade e efetividade dos inquéritos policiais”, observou um dos participantes do evento, o delegado Marcos Paulo Batista, de Alto Araguaia.