Foi formalizada na manhã desta terça-feira (06) a cessão de uso do Mercado do Produtor, no bairro Parque das Emas, a Associação Luverdense de Agricultores Familiares (ARLAF). O ato contou com representantes do poder público e de agricultores familiares de Lucas do Rio Verde. Além do termo de cessão de uso, também aconteceu a entrega de um veículo furgão para a entidade.
Antes da assinatura do ato, o prefeito Miguel Vaz destacou o avanço que o veículo e a entrada em ação do Mercado do Produtor significarão para o segmento. Vaz lembrou que os benefícios são frutos de ação que envolveram vários segmentos, como a Câmara de Vereadores e o ex-deputado Neri Geller, autor de emendas destinadas para a construção do Mercado do Produtor.
“É um conjunto de ações, um esforço coletivo para ter alcançado esses objetivos até agora. E tem mais ainda pela frente que é, por exemplo, a construção dos poços lá projeto do Nossa Senhora Aparecida e que em breve estará concluído”, ressaltou.
Mercado do Produtor
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Paulo Nunes, voltou a falar sobre a intenção do poder público em entregar o Mercado do Produtor ainda na primeira quinzena de julho em funcionamento para a comunidade. Ele lembrou que, além da cessão de uso e do furgão, a Associação dos Agricultores ainda conta com um termo de fomento que destinará R$ 240 mil.
“É um recurso destinado para manutenção do caminhão, contratação de motorista e também no funcionamento do Mercado do Produtor, que é de extrema importância. Estamos com esforço concentrado para que a agricultura familiar realmente produza o alimento consumido em nosso município”, pontuou Nunes.
Em breve a secretaria deve formalizar parceria para fornecer assistência técnica aos agricultores de pequeno porte, atendendo uma demanda existente no segmento.
A presidente da ARLAF, Vera Quichiller, disse que as conquistas eram aguardadas há muito tempo pelos agricultores. “Nós moramos meio longe e vai ajudar bastante. O caminhão vai trazer a nossa mercadoria enquanto a gente fica trabalhando. Geralmente a gente vem, traz alguém pra ajudar e é uma correria. E o produtor tem que chegar logo, tanto no mercado, como na merenda escolar”, explicou.
Como será
A médica veterinária da Secretaria de Agricultura, Silvia Krause, explica que o processo para inscrição para ‘concorrer’ aos boxes do Mercado do Produtor continua. Os interessados podem procurar a sede da Cooperlaf, de quinta a sábado na sala que funciona anexo ao Mercado do Produtor no bairro Jardim das Palmeiras.
“Até o final deste mês acontecem as inscrições para praça de alimentação, parte da agricultura. Depois disso, em julho, será entregue o Mercado do Produtor no bairro Parque das Emas”, orienta.
Em relação ao caminhão, Silvia explica que ele será útil para coletar os produtos das comunidades rurais para serem entregues para merenda escolar e para o PA Municipal e Federal. O PA é o Programa de Aquisição de Alimentos.