Policiais de quatro estados participaram do terceiro curso de Cinotecnia da Polícia Penal de Mato Grosso, que teve a cerimônia de formatura na noite desta quinta-feira (01.06). O curso consistiu no desenvolvimento do conjunto de técnicas de treinamento de cães para operações de segurança pública. O evento aconteceu na Academia de Polícia Penal (Acadepolp).
Com o apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) e da Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária (Saap), a Academia de Polícia Penal treinou 25 policiais de Mato Grosso, entre agentes da Polícia Penal, Militar, Civil, do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal. Também participaram dois policiais penais do Acre, dois de Roraima e dois de Sergipe.
O diretor da Acadepolp, Eudes Trew de Jesus, ressaltou a importância do curso. “Hoje o cão é importantíssimo nas ações policiais, seja em buscas e resgate, em recapturas de foragidos, em abordagens policiais, em intervenção prisional, entre outras situações. O animal devidamente treinado se torna uma ferramenta imprescindível utilizada nas ações e operações policiais”, afirmou.
A capacitação, que teve duração de 30 dias, visa aumentar o número de agentes capacitados para ações com cães policiais, que podem melhorar o aproveitamento do êxito das ações da força de segurança dos estados.
*Com a supervisão de Alecy Alves