A inflamação crônica está associada a várias doenças graves, como síndrome metabólica e doença cardiovascular.
Como aponta Leyre López-Iranzu, nutricionista da Clínica FEMM, “a inflamação nem sempre é prejudicial, ela atua como um mecanismo de defesa contra infecções ou traumas.
Quando é mantido por um período prolongado de tempo, é perigoso e dá origem a patologias crônicas muito prejudiciais”.
Uma dieta para reduzir a inflamação crônica
A dieta anti-inflamatória é uma abordagem dietética eficaz para combater a inflamação e promover o bem-estar geral .
É baseado em alimentos benéficos que melhoram a digestão, reduzem o inchaço e neutralizam a sensação contínua de cansaço. Essa dieta prioriza alimentos frescos e sazonais , ricos em antioxidantes, fibras, minerais, ômega 3 e vitaminas.
A nutricionista recomenda incluir proteínas de qualidade, como ovos orgânicos, peixes e carnes não processadas, além de leguminosas. Também uma variedade de vegetais como brócolis, espinafre, cenoura e pimentão.
O uso de especiarias como açafrão, canela e açafrão também é benéfico devido às suas propriedades anti-inflamatórias. O consumo de bebidas açucaradas, produtos ultraprocessados e pratos pré-cozidos deve ser evitado, pois contêm componentes que podem aumentar a inflamação.
Quanto às frutas, ele recomenda aquelas que possuem baixo índice glicêmico , como as frutas vermelhas, e outras que listaremos a seguir.
Amoras
Pequenos, de cor azul escuro e, felizmente, você pode comprá-los durante todo o ano.
Estas deliciosas bagas são também muito saudáveis, o seu índice glicémico é muito baixo (25), o que faz com que os níveis de glicose não subam bruscamente, e são também uma excelente fonte de antioxidantes, como os flavonoides, que ajudam a combater o stress oxidativo e a reduzir inflamação.
Além disso, são ricos em vitamina C e fibras, que cuidam de todo o corpo e promovem uma boa saúde digestiva. Pode tomá-los em saladas, batidos, com iogurte ou na sua tigela de cereais.
Amora silvestre
Estas deliciosas frutas, que associamos ao final do verão, têm um índice glicêmico baixíssimo, por isso ajudam a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis.
Como outras bagas, são uma excelente fonte de antioxidantes, como flavonóides e vitamina C, que ajudam a combater os danos dos radicais livres e fortalecer o sistema imunológico.
Eles também são bons para reduzir a inflamação crônica. O seu sabor doce e ácido torna-os versáteis para consumo em sobremesas, saladas ou simplesmente como um lanche saudável.
Cerejas
As cerejas são conhecidas por seu conteúdo antioxidante com propriedades anti-inflamatórias. Eles têm um baixo índice glicêmico (35) , o que significa que não causam um aumento drástico nos níveis de açúcar no sangue.
Além disso, as cerejas têm potencial para melhorar o humor, pois auxiliam na síntese de serotonina, hormônio associado ao bem-estar.
Estas pequenas frutas suculentas não são apenas deliciosas, mas também oferecem benefícios para a saúde que as tornam uma excelente opção para desfrutar como lanche ou como parte de uma dieta equilibrada.
Ameixas
Com um índice glicêmico baixíssimo (35), as ameixas também são perfeitas para consumir em uma alimentação saudável e prevenir inflamações. Eles são ricos em vitamina A, que desempenha um papel importante na manutenção da pele saudável.
Além disso, as vitaminas E e C presentes nas ameixas atuam como antioxidantes , protegendo contra os radicais livres que podem danificar as artérias, os neurônios e o DNA celular. Além disso, eles têm propriedades laxantes e desintoxicantes, que podem aliviar a constipação funcional e ajudar a aliviar a carga no fígado.
Framboesas
Seu índice glicêmico, como outras frutas da floresta, é baixíssimo (25). É uma fruta de baixa caloria, com apenas 32 calorias por 100 gramas. Grande parte de seu peso é composto de água, e seu verdadeiro valor reside na abundância de fitoquímicos com propriedades antioxidantes , como ácido elágico, quercetina, cianidina, elagitaninos e antocianinas. Esses compostos ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo e reduzem a inflamação.
Morangos
Eles fornecem apenas 35 calorias por 100 gramas. Além disso, são uma excelente fonte de vitaminas, inclusive contêm mais vitamina C do que as laranjas. Eles também são ricos em minerais e contêm substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias.
Esses compostos benéficos ajudam a combater o estresse oxidativo no corpo e reduzem a inflamação. Como outras frutas da floresta, seu índice glicêmico é baixo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!