No Pantanal, um ataque brutal de uma onça-pintada capturando um jacaré pode ser visto com frequência.
O ataque começa quando a onça identifica o seu alvo. Ela então caça furtivamente, usando a vegetação rasteira para esconder-se enquanto se aproxima lentamente do jacaré.
Quando ela está próxima o bastante, ela dá um salto sobre o réptil e prende suas presas em sua garganta.
O ataque é tão preciso que a onça geralmente consegue imobilizar o jacaré antes mesmo de ele conseguir notar a presença dela. Uma vez preso o jacaré, a onça passa a quebrar seu pescoço, o que encerra o ataque.
É uma visão incrível ver a rapidez e precisão da incrível onça-pintada, mesmo que seja acompanhado de uma tragédia.
O vídeo abaixo, divulgado no instagram pelo canal especializado @pantanaloficial, é possível ver o ataque mortal da onça-pintada:
Veja o vídeo
Ver essa foto no Instagram
A onça-pintada
A onça-pintada (Panthera onça) é a rainha do Pantanal, ao passo que está no topo da cadeia alimentar, sendo o animal considerado o mais incrível superpredador.
Porém, o maior desafio desses maravilhosos felinos é sobreviver em espaços cada vez menores por conta do desmatamento e destruição de seu habitat natural.
De grande porte, a onça-pintada pode chegar a mais de 150 quilos e comprimento entre 1,12 a 1,85 metros. Ao contrário dos leopardos, as onças têm cauda mais curta. Outra diferencia entre eles é o padrão de manchas na pele e pelo maior tamanho.
Além de possuir uma força excepcional, a onça-pintada é a que possui maior poder em suas mordidas, entre os grandes felinos do planeta. O que dá a esses animais, a possibilidade de perfurar facilmente casco de tartarugas e crânios de suas presas.
Geralmente solitária, principalmente os machos, as onças caçam através de emboscadas, sendo um importante predador no topo da cadeia alimentar e pode comer qualquer animal que seja capaz de capturar, desempenhando um papel na estabilização dos ecossistemas e na regulação das populações de espécies de presas.
Se você gostou deste post: Sensacional registro da onça-pintada em frente às câmeras – vai gostar também de ler esta notícia: Pato quase vira refeição de cobra sucuri; salvo nos 45 do segundo tempo