O secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep) José Carlos Moura explica que o objetivo da visita foi conferir, passo a passo, item a item, como se deu o “up” da Guarda de Trânsito para Guarda Civil Armada.
Até meados de maio, deve seguir para a Câmara de Vereadores a proposta para migração da Guarda de Trânsito para Guarda Civil Armada. O “sim” do Executivo veio em fevereiro, quando a GM recebeu do prefeito Ari Lafin o apoio para seguir com o processo.
A partir da lei criada, aprovada e sancionada, o passo seguinte é a participação dos guardas municipais (GMs) em um curso específico para tal função. Fez o curso direitinho e foi devidamente aprovado no teste regulamentatório? Aí sim entra o processo de disponibilização de armas letais aos então guardas civis municipais (GCMs). O teste para regulamentar o trâmite ficará a cargo da Polícia Federal.
“Em Lucas, todo este processo já foi feito e foi muito importante vermos bem de perto como isso foi realizado e como, efetivamente, a Guarda de lá trabalha”, destacou Moura, agradecendo a recepção no município vizinho.
Junto com Moura, o coordenador da GM, Márcio Pires, e o vereador Diogo Kriguer acompanharam a visita, e foram recepcionados pelo prefeito Miguel Vaz; pelo vice, Marcio Pandolfi; pelo secretário de Segurança Pública , o coronel Marcos Cunha; pelo comandante da Guarda Civil Municipal, o tenente Jota Lima; e pelo coordenador da Defesa Civil, Edgar Savaris.