Quais são os melhores exercícios para fortalecer os braços sem machucar as costas? Trabalhar e fortalecer os braços é uma das principais reivindicações na academia, e é que cada vez mais eles se tornaram uma preocupação para as pessoas que buscam tonificar a parte superior do corpo.
No entanto, além do aspecto estético, é importante ter em mente que a escolha de um aparelho de ginástica adequado para fortalecer os braços garantirá a obtenção de uma parte superior do corpo mais forte, o que tem um impacto significativo no dia-a-dia.
Treinar a parte superior do corpo nos ajuda a ter ossos saudáveis e resistentes. Sabemos que o estresse mecânico nos ossos favorece a manutenção de sua densidade.
Assim, um bom programa de treinamento é fundamental e necessário, pois as vantagens do treinamento guiado por máquinas envolve várias articulações ao mesmo tempo, o que ajuda a desenvolver os braços e os diferentes grupos musculares envolvidos em sua execução. Ao mesmo tempo, a máquina permite um trabalho focado, adaptando também a resistência com base na condição física da pessoa que você treina.
Sem lesões: os melhores exercícios para fortalecer os braços
A verdade é que existe um grande número de máquinas, todas elas focadas em múltiplas áreas do corpo, e é justamente que elas buscam afetar mais determinados grupos musculares do que outros.
Por isso, a primeira coisa a fazer é conhecer as máquinas mais indicadas para trabalhar a região das costas (ou seja, todos os grupos musculares que a compõem: trapézio, latíssimo do dorso, romboide maior, romboide menor, elevador escápula, serrátil póstero-superior e serrátil póstero-inferior).
Uma vez informados quais as máquinas mais indicadas para trabalhar a zona posterior, podemos guiar-nos pelos desenhos que muitas vezes acompanham as máquinas. E claro, em caso de dúvida, o melhor é consultar os especialistas em fitness que estão na sala.
Como posso evitar lesões?
Antes de utilizar qualquer tipo de máquina, é importante iniciar a rotina com um aquecimento e/ou sessão de mobilidade articular.
A realização desses exercícios antes do início da atividade ajudará o músculo a adquirir uma temperatura ideal reduzindo a viscosidade intramuscular, secretará o líquido sinovial, que é o que protege as articulações reduzindo o atrito entre elas e, consequentemente, evitará o possível aparecimento de lesões.
Derivada da rigidez excessiva dos músculos, tendões e ligamentos que em trabalhos explosivos ou com cargas pesadas, podem levar a lesões se não estiverem preparados para isso.
Isso não evita 100% das lesões, mas reduz significativamente as chances e otimiza o desempenho, resultando em um melhor padrão de movimento, melhor contração muscular e uma amplitude de movimento melhor e mais segura.
Os exercícios de aquecimento que realizamos antes da atividade física devem ser sempre ativos e dinâmicos, ou seja, devemos realizar movimentos, progressivamente, ao longo da amplitude de movimento em que vamos realizar os exercícios.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!