A comitiva do Programa Corregedoria Participativa chegou a Lucas do Rio Verde nesta segunda-feira (17). O corregedor-geral da Justiça, desembargador Juvenal Pereira, liderando a equipe composta por juízes auxiliares e servidores da Corregedoria-Geral da Justiça do Poder Judiciário de Mato Grosso, visitou o Fórum da Comarca e foi recepcionado pelo juiz diretor, Hugo José Freitas da Silva, magistrados e servidores.
“O norte que tenho na Corregedoria é trabalhar em benefício da sociedade. Quero solucionar os problemas do cidadão que vem ao Judiciário procurando uma saída. Nossa missão é resolver litígios e não apenas extinguir processos”, afirmou o desembargador durante abertura do evento. “Nossa visita é orientativa. Queremos ouvir magistrados e servidores, caso houver problema vamos trabalhar na solução para que a Justiça seja efetiva e célere para que o cidadão fique satisfeito com a prestação jurisdicional que ofertamos.”
O corregedor fez questão de agradecer o comprometimento e serviços prestados pelos juízes e servidores da Comarca e pediu empenho para que as metas estabelecidas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o Primeiro Grau fossem alcançadas. O desembargador Juvenal Pereira ainda prestou homenagem aos servidores mais antigos de Lucas: os oficiais de justiça Edmilson leite Xavier e Luiz Nachibal, que atuam desde 1990 no Fórum.
25 anos
A comarca de Lucas completa 25 anos de instalação este ano. Está funcionando em um prédio novo, inaugurado em 2021, e na próxima segunda-feira (24) passará por solenidade de denominação “Desembargador Munir Feguri”. “É com muito entusiamos que recebemos a Corregedoria e toda sua equipe em nossa Comarca. Esperamos desenvolver um bom trabalho e fazer o melhor de acordo com as nossas necessidades”, disse o juiz diretor do Foro.
Após a abertura, o juiz auxiliar da CGJ, Emerson Luís Pereira Cajango, ministrou uma palestra sobre Gestão de Gabinete e da Secretaria, motivando os presentes e reforçando a necessidade de manter a alta performance para entregar a prestação jurisdicional de forma eficiente, eficaz e ágil. “O Judiciário de Mato Grosso conquistou o Selo Ouro de qualidade CNJ duas vezes e agora trabalhamos para chegarmos ao Diamante, pois isso significa que estamos conseguindo atender a contento nosso jurisdicionado”, reforçou Cajango.
Para simbolizar a meta, a equipe entregou para cada participante um chocolate com o lembrete “Você é nosso Diamante”.
A visita serve para que a CGJ realize as correições. As unidades judiciais de Lucas do Rio Verde: 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas Cíveis, a Vara Especializada dos Juizados Especiais, e as 1ª e 2ª Varas Criminais vão passar por correição.
Tapurah
Atendendo a solicitação da Ordem dos Advogados (OAB), o corregedor e equipe visitaram a Comarca de Tapurah, nesta segunda-feira (17). Ouviram as demandas do juiz diretor do Fórum, Bruno César Singulani França e servidores. Deram orientações e dicas para melhorar o fluxo de trabalho na unidade.
Sociedade
O projeto Corregedoria Participativa também cumpre agenda com representantes de poderes e organizações nas comarcas que passar, com o objetivo de estreitar os laços entre a sociedade e o Poder Judiciário.
Nesta terça-feira (18), pela manhã a comitiva se reuniu com o defensor público, Guilherme Rigon, e o promotor Saulo Pires Martin. Agora à tarde, a juíza auxiliar Christiane da Costa Marques Neves, responsável pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (CEJA) e pelos assuntos relacionados à violência doméstica e familiar, realiza visitas de cortesia ao Núcleo de atendimento à criança, adolescente, idoso e mulher, ao 13 Batalhão da Polícia Militar e a Casa Lar “Jaime Fuji”.
Amanhã, quarta-feira (19), às 9h, no Paço Municipal, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz, receberá a comitiva para tratar de assuntos relacionados ao Judiciário na Comarca.
O objetivo da Corregedoria Participativa é dialogar com todos os segmentos que integram ou utilizam o sistema Judiciário Estadual. A iniciativa busca aprimorar a prestação de serviços jurisdicionais e aproximar ainda mais a Justiça da sociedade.