Quais são as frutas que não devem ser misturadas com leite? A alimentação saudável é um dos fatores fundamentais para manter o bom funcionamento do corpo, minimizar o risco de doenças e ter um bom desenvolvimento e um crescimento adequado. Para isso é necessário consumir certos nutrientes como frutas, legumes, verduras, carnes e muito mais.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) , é aconselhável consumir pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais diariamente, com o objetivo de obter todos os seus nutrientes.
Por outro lado, a ingestão de produtos lácteos como leite, iogurte e queijo possuem alto valor nutricional e vitamínico, porém, há parte da população que é intolerante e deve consumi-lo sem lactose. Mas, para quem não tem efeitos adversos, pode ser uma grande contribuição na alimentação.
O que acontece quando frutas e laticínios são misturados?
Embora, separadamente, frutas e laticínios possam ser benéficos para a saúde, sua combinação pode causar diversos problemas para o organismo. Dor de estômago, acidez extrema, dor de cabeça e mal-estar geral são alguns dos desconfortos causados pela mistura incorreta.
É verdade que o pH ácido das frutas precipita as proteínas do leite e dizemos que foi ‘cortado’ porque aparecem grumos. Isso é o que acontece se você misturar suco cítrico com leite.
Por isso, e apesar de não estar cientificamente comprovado que possa causar danos à saúde a longo prazo, é aconselhável evitar a mistura de frutas neutras, doces, semiácidas e ácidas com laticínios, pois pode causar dores de estômago e azia.
Quais alimentos não devem ser combinados com laticínios?
Estes são alguns alimentos que você não deve misturar com laticínios:
- Espinafre e queijo: devido ao alto teor de oxalatos (substância que impede que o corpo absorva bem o cálcio) presente no espinafre, não é recomendado o consumo em conjunto com qualquer tipo de laticínio.
- Laticínios e lentilhas: “Em primeiro lugar, o ferro contido nas lentilhas pode ser afetado, porque o cálcio contido nos laticínios diminui sua biodisponibilidade ao competir por sua absorção intestinal”, apontaram do portal.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!