Uma cerimônia na noite de ontem (30) formalizou a adesão de mais de 100 jovens ao Bolsa Atleta, Incentivando Campeões em Lucas do Rio Verde. O programa, que busca incentivar a atividade esportiva, é uma iniciativa da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. O ato reuniu atletas, professores, familiares, além de representantes do município e do Estado.
O secretário adjunto de Esportes e Lazer de Mato Grosso, David Moura, fez questão de prestigiar o evento. Ex-atleta, Moura elogiou a iniciativa do município por entender que o apoio é fundamental para a busca de bons resultados. “Sei da importância do apoio para o atleta. A gente realmente sabe que vai impactar muitas vidas. É um apoio financeiro para atleta levar para dentro de casa. Muitas vezes, faz a família entender que o esporte pode se tornar uma profissão”, pontuou.
Conforme o prefeito em exercício, Márcio Pandolfi, a criação do Bolsa Atleta atende um pedido da própria comunidade. Professores, pais e atletas consultados revelaram a importância de uma ação de incentivo para o envolvimento com o esporte de modo a permitir a obtenção de bons resultados. “Muitos atletas há praticamente 2 anos nas escolinhas, treinando, se envolvendo em competições, vêm se destacando, muitos deles querendo às vezes tentar continuar no esporte e participar de competições até nacionais é, mas muitas vezes não tem nenhuma estrutura para isso”, observou.
Apoio importante
É o caso de Gabriel Henrique, que pratica jiu jitsu na Escola Militar Tiradentes e pelo programa Viva Lucas. Vice-campeão mundial, o atleta tem participado de competições dentro e fora de Mato Grosso. Por isso, apoio como o ofertado por meio do Bolsa Atleta é imprescindível para manter a prática esportiva de modo mais competitivo. “Não só para nossa modalidade, mas sim para todas as modalidades. A partir do programa o atleta pode adquirir os seus materiais de trabalho para as competições. E ajuda bastante esse apoio”, descreveu.
A carateca Jennifer Amanda disse que estava na escola quando recebeu a notícia que foi selecionada para o programa. Ela revelou ter ficado surpresa, pois não esperava participar do Bolsa Atleta. Jennifer revela que o apoio é necessário para participar de competições em condições de representar bem o município. “Era muito na questão de ir para os campeonatos, além de ser um incentivo muito grande. A gente já esperava isso há muito tempo e eu fiquei tão feliz quando eu fiquei sabendo que saiu o Bolsa Atleta e foi uma coisa muito boa para mim. Vai me ajudar bastante nos campeonatos para ir participar e representar a cidade”.
Professor na modalidade de futsal, Maia convive diariamente e vê a dificuldade que alguns atletas encontram para se envolver com o esporte. O profissional avalia que o benefício vem em boa hora. “Infelizmente, nós perdemos vários atletas por motivos de trabalho, ajudar a família. Lógico que não resolve, mas ajuda, principalmente os atletas a permanecerem a praticar um esporte que, primeiramente é benefício à saúde, depois é o lazer. E o comprometimento deles é o que faz a diferença. Então isso vai ajudar muito”.
Valorização
O secretário de Esportes e Lazer, Jackson Lopes, disse que a criação do Bolsa Atleta é o reconhecimento que o poder público tem da importância da prática esportiva pelo cidadão. Ele lembrou que Lucas do Rio Verde é uma cidade referência em várias áreas. Além disso, o programa busca a valorização do ser humano. “Não basta só a gente reformar ginásio, ter uma estrutura excelente e não investir nas crianças, não investir no ser humano. Então, além de tudo, é o nosso trabalho, a nossa dedicação para atender cada vez mais a qualidade de vida”, assinalou.
Lopes vê a formalização do programa como um marco histórico para o esporte local. O secretário enalteceu o envolvimento de toda a sua equipe e a preocupação do poder público em atender essa demanda. “Gratidão a todo o esforço e trabalho de toda equipe da Secretaria de Esportes, professores, nossa equipe administrativa, setor jurídico da prefeitura e, enfim, a todos os atletas que só têm a ganhar com isso”, ressaltou. “O nosso formato de incentivar é que eles podem chegar ainda mais longe. Temos bolsa atleta no estado, bolsa atleta nacional, então aqui de Lucas do Rio Verde é um pontapé inicial para que eles almejem ainda cada vez mais os maiores degraus, os maiores pódios da vida deles. Então é o nosso trabalho é esse, é incentivar os nossos campeões”, concluiu.