Campanha Leão Amigo da criança e do idoso é lançada em Lucas do Rio Verde buscando aumentar arrecadação

Durante o evento foi revelado qual o potencial que pode ser arrecadado paras os Fundos da Criança e Adolescente e do Idoso

Fonte: CenárioMT

337563930 186246504165910 7794959872256392688 n
Foto: Lucas Riders BMX

Foi lançada nesta sexta-feira (24) a Campanha Leão Amigo da Criança em Lucas do Rio Verde. O ato aconteceu durante o Show Safra e contou com participação de representantes de entidades atendidas com recursos do fundo. Com a campanha, a ideia é ampliar o nível de recursos que possam ser captados por meio da doação do Imposto de Renda.

Durante a cerimônia, foi apresentado o potencial que Lucas do Rio Verde pode arrecadar por meio da campanha. O volume de recursos que pode ser arrecadado chega a R$ 4,6 milhões. No entanto, em 2021, foram captados por meio da campanha pouco mais de R$ 220 mil, cerca de 5% do potencial.

Os números levaram o presidente da Fundação Rio Verde, Joci Piccini, a provocar empresários e pessoas físicas. Ele chegou a lançar um desafio para a próxima edição do Show Safra, promovido pela Fundação Rio Verde. “Toda empresa que apresentar o recibo que fez a doação pro fundo, se for uma empresa que vem expor no Show Safra terá 5% de desconto. Mas tem que apresentar a doação que fez”, anunciou. Piccini observou que para o empresário não faz diferença no valor do imposto que terá de pagar ao Governo Federal e ajudará os projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos.

Como doar

A delegada do Conselho Regional de Contabilidade em Lucas do Rio Verde, Dayany Philippsen, explicou como podem ser feitas as doações para os dois fundos. A doação pode ser feita ao longo do ano ou no ato da declaração do Imposto de Renda. Neste caso, o valor destinado pode chegar a 3% do valor a ser pago. Se a opção for doar durante o ano, o índice pode ser de até 6% do valor do IR. “Porque você pagaria o imposto, sabendo que iria para os cofres públicos, pra receita, nem sabe se esse dinheiro voltaria para cá, sendo que pode ser destinada parte desse imposto devido aqui para o município, pode deixar esse recurso aqui”, assinalou.

O recurso captado por meio das doações é destinado a entidades que desenvolvam projetos voltados a atender crianças, adolescentes e idosos em Lucas do Rio Verde. Porém, as entidades devem seguir protocolos estabelecidos pelo fundo que vai gerir esses recursos. A presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Debora Carneiro, explica que os responsáveis pelas entidades devem procurar o conselho e regularizar a documentação. “E em tempo, obedecer às datas de um edital que é lançado todos os anos pra que o valor possa ser entregue às crianças e adolescentes através de serviço prestado pelas associações”, detalha.

A campanha Leão Amigo da Criança, Adolescente e Idoso é vista como essencial pelo poder público no atendimento às demandas sociais existentes no município. A secretária de Assistência Social e Habitação, Janice Ribeiro, observou que o poder público não consegue atender todas as demandas e o fundo vem procurando suprir essas situações. “Por isso a importância das associações e entidades estarem com a documentação certinha, poder fazer a inscrição no Fundo da Criança e do Adolescente e também no Fundo do Idoso, podendo participar desses projetos que ajudam a mudar e a melhorar a vida de nossas crianças, adolescentes e idosos”, pontuou Janice.

Recurso que faz a diferença

Os valores arrecadados ajudam a melhorar a vida de pessoas atendidas pelas associações. Uma das entidades atendidas, a Lucas Riders BMX, desenvolve atividade de bicicleta. De acordo com o presidente, Leonardo Bauer, os recursos destinados pelo fundo atendem, principalmente, as crianças que precisam desse apoio. “O bicicross é um esporte que requer um equipamento de valor meio alto e se a gente não tiver esse equipamento ali pra fornecer para as crianças carentes a gente não poderia atendê-las”, explicou.

Outra entidade que recebeu recurso do Fundo da Criança e Adolescente é a Associação Construtores do Futuro. Ela atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social com atividades no contraturno escolar. A coordenadora da associação, Rayanne Nascimento, avalia que o recurso repassado preenche uma lacuna fundamental. “É um valor que vai ajudar muito a associação, pois atendemos mais de 100 crianças e adolescentes. Tínhamos uma grande deficiência na parte de funcionários. Com esse recurso conseguimos a contratação de três funcionários e principalmente uma ajuda psicológica, que a gente tanto precisava para as crianças e adolescentes”, apontou.

Representantes das entidades receberam cheques simbólicos de valores repassados pelo programa ao final da cerimônia.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.