Na manhã desta segunda-feira (20), foi lançada a pedra fundamental das obras de construção da unidade do Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) de Lucas do Rio Verde (MT).
O projeto para construção da unidade, que terá investimento de R$ 23 milhões de reais, começou a ser elaborado em 2013, época em que Miguel Vaz era vice-prefeito e juntamente com o então Secretário de Indústria e Comércio, Márcio Albieri, iniciaram as tratativas para a chegada da unidade a Lucas do Rio Verde.
A unidade de 2.713 metros quadrados está sendo construída em um terreno de 15 mil metros quadrados, as margens da Avenida das Industrias (MT-449).
Com uma frota de 5 mil caminhões emplacados, Lucas do Rio Verde oferece uma demanda crescente, sendo necessário dar suporte aos trabalhadores da categoria, oferecendo serviços de saúde, qualificação e de promoção social.
“É um importante equipamento que estará à disposição de todos os trabalhadores do transporte. É uma obra muito esperada aqui no município e que, com certeza, vai contribuir muito para todo o setor do transporte, não só na qualificação, mas também no apoio a saúde dos trabalhadores, bem como do lazer”, comentou o prefeito Miguel Vaz.
A estrutura ampla, moderna e eficiente, vai oferecer diversos serviços. Entre eles, estão: o simulador de direção de caminhão, carreta e ônibus — tecnologia de ponta utilizada no aperfeiçoamento de motoristas profissionais, com foco na prevenção de acidentes e na condução eficiente e econômica; atendimentos de psicologia; atendimentos de nutrição; além dos serviços de odontologia e fisioterapia.
Os atendimentos são gratuitos a todos os trabalhadores do setor de transporte.
“Uma obra que vai trazer qualidade de vida ao trabalhador de Lucas do Rio Verde, produzindo qualificação da mão de obra do trabalhador do transporte e seus familiares, que terão acessos aos cursos de qualificação e atendimento a saúde, principalmente odontológico que é serviço forte do SEST/SENAT, tudo isso de forma gratuita. Já para a comunidade que não tem vínculo empregatício no sistema de transporte, terá atendimento também, porém, a um custo simbólico”, destacou o presidente regional do EST/SENAT, João Resende Filho.
Para ofertar os cursos e serviços de saúde, serão investidos outros R$ 10 milhões em equipamentos.
“Além de gerar 55 empregos diretos. Então é algo muito significativo e que vai transformar a qualidade da mão de obra do trabalhador do transporte e a toda cidade de Lucas do Rio Verde”, acrescentou Resende.
SEST/SENAT
O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), criados em 14 de setembro de 1993, pela Lei Nº 8.706, são instituições voltadas para a valorização dos transportadores autônomos e trabalhadores do setor de transporte.
A implantação desse serviço foi resultado do processo de conscientização do setor de transporte, incentivado pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), quanto à necessidade de um grupo específico de trabalhadores e suas famílias, que exigiam uma abordagem diferenciada no atendimento das áreas de educação, médica, odontológica, cultural, de lazer e esporte.
A iniciativa inspirou-se no desafio de construir um setor de transporte qualificado, produtivo e eficaz, com constante evolução e busca de resultados práticos, visando a melhoria do bem-estar de seus trabalhadores, assim como dos serviços prestados à sociedade.