Por que não consigo dormir? Você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade para pegar no sono, roncam ou quando acorda sente que está cansado ou de mau humor?
A explicação para todas essas alterações em sua saúde pode ser um distúrbio do sono.Uma pessoa adulta precisa de 7 a 8 horas de sono para restaurar as funções do organismo.
Sem esse tempo de descanso, o risco de distúrbios do sono aumenta consideravelmente e, em casos extremos, de desenvolver problemas cognitivos e até infartos .
Quais são os principais transtornos do sono?
Algumas das patologias mais recorrentes no país são:
- Apneia do sono: padrões respiratórios anormais durante a fase do sono, interrompendo o sono profundo, associado ao ronco e sonolência diurna.
- Insônia: Dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo ou acordar antes do horário habitual.
- Narcolepsia: sonolência extrema ou distúrbio crônico do sono diurno associado à paralisia do sono , alucinações ao acordar ou ao iniciar o sono e, ocasionalmente, perda do tônus muscular associada a emoções como riso ou medo.
- Síndrome das pernas inquietas ou doença de Willis-Ekbom: impulso para mover as pernas ao tentar dormir, bem como sensações de formigamento, queimação e coceira que ocorrem predominantemente à noite e que diminuem ao mover as pernas ou colocá-las em uma superfície fria .
Estudos demonstraram que a qualidade de vida melhora consideravelmente se dedicarmos tempo suficiente para ter um sono reparador.
E se eu não dormir o suficiente?
As pessoas devem se conscientizar da importância do sono na saúde física e mental. Caso contrário, alguns dos efeitos e consequências da má qualidade do sono podem ser:
- Mau controle do diabetes;
- Aumento da pressão arterial e inflamação, o que pode levar a um aumento do risco de ataques cardíacos ou cerebrais;
- Obesidade;
- Baixo sistema imunológico com risco aumentado de infecções;
- ansiedade;
- Transtornos de Humor
Como posso melhorar meu sono?
Daí a importância de ter hábitos de sono saudáveis. Uma boa alimentação e atividade física e, para isso, podem ser seguidas as seguintes orientações:
- Mantenha um horário definido para dormir, priorizando a noite para descansar e o dia para realizar o restante das atividades.
- Tente usar roupas frescas e confortáveis e certifique-se de que a temperatura do ambiente seja confortável.
- Evite cochilos, e se for muito necessário, dure menos de 30 minutos e antes das 16h.
- Evite comer ou se exercitar 2 a 3 horas antes de dormir.
- Evite a ingestão de bebidas como café, chá, chocolate ou álcool, pelo menos 2 horas antes de deitar.
- Evite usar telas à noite pelo menos 1 hora antes de dormir.
- Evite a automedicação de remédios para dormir porque eles podem ser ainda mais prejudiciais se a origem do distúrbio do sono for desconhecida.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!