Trabalhador é surpreendido por cobras jararacas

Fonte: CenarioMT

O soro antiveveno (antiofídico) é uma substância usada para tratar pessoas que tiveram veneno injetado em seus corpos através das mordidas ou picadas de um animal.
O soro antiveveno (antiofídico) é uma substância usada para tratar pessoas que tiveram veneno injetado em seus corpos através das mordidas ou picadas de um animal.

Um trabalhador foi surpreendido por duas cobras jararacas, uma das espécies mais venenosas do Brasil. Confira no vídeo a seguir.

O trabalhador estava colhendo milheto para fazer silagem, quando as cobras jararacas foram avistadas praticamente camufladas em meio a plantação.

Tanto para sorte do trabalhador, que as avistou e não correu o risco de sofrer uma picada, bem como das cobras, ao serem vistas, não foram esmagadas pelos pneus dos maquinários.

A Jararaca

cobra jararaca, além de ter uma peçonha (veneno) de alto potencial, é por natureza uma serpente de alta periculosidade, ao passo que suas cores lhe permitem uma camuflagem excelente, bem como está sempre preparada para dar o bote.

Por ter uma dieta baseada em ratos, sapos e rãs, são comumente encontradas em beiras de córregos. Gostam também de ficarem camufladas em filhas secas e úmidas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os acidentes envolvendo cobras venenosas no Brasil, podem ser considerados como uma doença tropical negligenciada.

As jararacas por sua vez, respondem por cerca de 90% do acidentes. A toxicidade do veneno da jararaca pode provocar lesões sérias no local da picada, como hemorragia e necrose. Em alguns casos, a pessoa pode até ter o membro atingido amputado.

Mas a jararaca tem uma importância medicinal muito grande, ao passo que o cientista brasileiro Mauricio Oscar da Rocha e Silva isolou da peçonha dessa serpente o BPP (peptídeo potencializador da bradicinina). Esse composto serviu, nos anos 60, para que o farmacologista Sérgio Henrique Ferreira, desenvolvesse o Captopril, medicamento usado para o tratamento de hipertensão e casos de insuficiência cardíaca.

As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características
As diferentes espécies apresentam grande variabilidade, principalmente nos padrões de coloração e tamanho, ação da peçonha, dentre outras características.Cobra jararaca (Bothrops jararaca). Foto: FCG / Shutterstock.com

Porém, o uso medicinal da peçonha da jararaca pode ir além. Pesquisadores da Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Rio de Janeiro, estudam outras propriedades do veneno para o combate a doenças neurodegenerativa e trombose.

Se você gostou deste post: Cobra jararaca invade chiqueiro de porco vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores se surpreendem com tamanho da cobra sucuri

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Possui experiência em produção textual e, atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT produzindo conteúdo sobre a região norte de Mato Grosso.