Píton exótica é confundida com Jiboia e solta no Parque da Nacional da Tijuca

Fonte: CenarioMT

Ataques em humanos são raros, mas esta espécie de cobra píton tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro
Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Foto: divulgação/Wikipédia.

Uma cobra píton exótica foi confundida com uma cobra jiboia e foi solta por agentes da Defesa Civil no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro.

De acordo com o Biólogo Henrique AbrahãoO Biólogo das Cobras – o desequilíbrio ecológico que a cobra píton pode causar é imensurável.

“O Brasil é o país com a maior biodiversidade do mundo, mas também é o país onde se menos se respeita a biodiversidade. A cobra píton tem um potencial invasor imenso e onde ele chega, 95% da biodiversidade vai para o ‘beleléu’. Ela destrói tudo mesmo”, comentou o especialista.

As pítons são consideradas as maiores não peçonhentas do mundo, sendo encontradas na Ásia e África. No Brasil elas não ocorrem naturalmente, sendo trazidas por criadores legalizados ou clandestinamente.

O problema, de acordo Biólogo Henrique, está justamente no fato de essas cobras, que não são endêmica da biodiversidade brasileira, serem soltas na natureza. Com alto grau de reprodução, o numero de serpentes podem crescer descontroladamente e não ter inimigo natural que prede. Outro fator é que são cobras que se adaptam facilmente em qualquer ambiente.

YouTube video

A maior píton

A maior píton registrada no mundo até então é a píton-reticulada (Python reticulatus), sendo encontrada no Sudeste da Ásia. Não são cobras venenosas e matam suas presas por constrição. Há registros de que pessoas foram engolidas por essas cobras na Ásia.

Com alto grau de adaptação em qualquer ambiente, a píton pode se espalhar facilmente em qualquer parte do mundo, o que pode influenciar no desequilíbrio ecológico da localidade.

Podendo chegar a até 160 quilos, a píton pode ultrapassar os 7 metros. De acordo com o Guinness Book of Records, o animal mais longo da espécie a ser oficialmente medido e registrado foi “Medusa”, de 7,62 metros. Medusa pesa 158,8 quilogramas. Outra serpente, “Twinkie”, media aproximadamente 6 metros e pesava quase 158,7 quilos. Um exemplar que supostamente ultrapassará Medusa em comprimento, é “Samantha” de 6 metros e 136 quilos mas como tem apenas 6 anos pode superar Medusa.

A píton-reticulada é uma cobra muito adaptável e com uma grande capacidade de se espalhar pelo ambiente.
Elas não atacam os humanos por natureza, mas podem morder e possivelmente se contrair ao se sentirem ameaçadas. Embora não sejam venenosas, grandes pítons podem causar ferimentos graves, às vezes exigindo pontos. Ataques em humanos são raros, mas esta espécie tem sido responsável por várias fatalidades humanas, tanto na vida silvestre quanto em cativeiro. Foto: divulgação/Wikipédia.

Se você gostou deste post: Enorme cobra sucuri atravessa estrada e encanta casal vai gostar também de ler esta notícia: Pescadores se surpreendem com tamanho da cobra sucuri

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!