Dicas ajudam a aliviar os sintomas da menopausa

Fonte: CENÁRIOMT

16 38

Como aliviar os sintomas da menopausa? A secura vaginal é um problema que causa muito desconforto às mulheres. 

Por isso é importante que, se for o seu caso, converse com o seu ginecologista, pois ele poderá aconselhá-la sobre remédios, plantas medicinais ou tratamentos que possam aliviar esse desconforto. 

Além disso, esses remédios caseiros funcionam para a lubrificação feminina , o que ajudará você a melhorar suas relações sexuais.

Causas dos sintomas

A secura vaginal é geralmente causada por alterações hormonais. Estes podem ocorrer em diferentes fases da vida, como o parto e a lactação. Mas também pode aparecer por outros motivos, como: 

  • Tratamento de radiação ou quimioterapia para câncer;
  • Remoção cirúrgica dos ovários;
  • Drogas antiestrogênicas usadas para tratar miomas uterinos ou endometriose

Outras causas de secura vaginal incluem:

  • Síndrome de Sjögren (uma doença autoimune que ataca as células do corpo que produzem umidade);
  • Medicamentos para alergia e resfriado;
  • certos antidepressivos;
  • ducha

Secura vaginal na menopausa 

A secura vaginal é um sintoma comum da menopausa e cerca de uma em cada três mulheres a experimenta durante essa fase de suas vidas. Mais tarde, torna-se ainda mais comum. A menopausa também torna a vagina mais fina e menos elástica. Isso é chamado de atrofia vaginal.

Use um sabonete adequado

É importante que os sabonetes tenham pH compatível e tensoativos não irritantes ou do tipo syndet. A mucosa vaginal e a região vulvar têm características especiais e podem ser alteradas se não forem utilizados produtos de higiene íntima adequados. Isso ajuda a aliviar a secura vulvar na menopausa, de fato. 

Por isso, os produtos mais recomendados são aqueles que incorporam princípios ativos com propriedades calmantes, hidratantes, antissépticas (caso haja desequilíbrio da microbiota ou infecção) ou prebióticos (que contribuem para o crescimento dessas bactérias boas, principalmente de gênero Lactobacillus ).

Outros géis podem não ter o pH adequado ou os ingredientes ideais para a área vulvar e podem até conter surfactantes irritantes. É importante observar que a limpeza genital regular deve ser externa, não vaginal (internamente, já existe uma renovação do epitélio e uma microbiota -população de bactérias boas- que o mantém saudável). Da mesma forma, é conveniente evitar o uso de esponjas, em caso de tendência ao ressecamento ou irritação.

Remédios caseiros e dicas para lubrificar

Se a secura vaginal não for evitada, a relação sexual pode ser desconfortável ou até dolorosa, aponta Clara Motos. Portanto, é aconselhável o uso de produtos específicos para lubrificação vaginal, que contenham componentes hidratantes e calmantes.

Outros remédios caseiros para secura vulvar na menopausa

Existem alguns suplementos fitoterápicos benéficos para tratar a secura vaginal. As isoflavonas, ou fitoestrógenos, como os encontrados na erva-doce, ginseng, linhaça e muitos produtos de soja, têm um efeito semelhante, embora mais fraco, no corpo do que o estrogênio, observa Intimina. 

Vitamina C, salsa e anis, bem como óleos como tea tree e extrato de lavanda também ajudam a aliviar o desconforto. Incorporar esses ingredientes na dieta pode ajudar a aliviar os sintomas.

Produtos naturais

O ácido hialurônico ou a glicerina ajudam a manter a hidratação; o ácido lático ajuda a manter o pH ácido ideal; extrato de tea tree é um anti-séptico natural, em caso de infecções repetidas ou desequilíbrio da microbiota; o extrato de centella asiática, tem propriedades regenerativas; ou bisabolol, é calmante e anti-inflamatório. Todos esses remédios podem nos ajudar a manter uma saúde melhor, no entanto, antes de usar qualquer suplemento ou suplemento alimentar.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.