Mau hálito pode ser sinal de doença cardíaca grave

Fonte: CENÁRIOMT

Mau hálito pode ser sinal de doença cardíaca grave
Mau hálito pode ser sinal de doença cardíaca grave FOTO:PIXABAY

Você sabia? O mau hálito pode ser sinal de doença cardíaca grave! Este é um problema incômodo que seguramente causa mais complexos a nível social do que a nível da saúde. Mas, de acordo com uma nova pesquisa, em alguns casos, pode ser causada por bactérias que aumentam o risco de patologias graves.

De acordo com uma publicação recente, as infecções pela bactéria  Fusobacterium nucleatum  aumentariam as chances de ter um problema cardíaco. Esse microrganismo é responsável por produzir infecções em todo o corpo, mas na boca danifica as gengivas, causando doenças periodontais .

A Fusobacterium nucleatum pode contribuir para o risco cardiovascular através do aumento da inflamação sistêmica devido à presença bacteriana na boca, ou através da colonização direta das paredes arteriais ou placas que revestem as paredes arteriais.

Os cientistas concluíram que o tratamento desse microorganismo poderia reduzir o risco de ter a doença potencialmente mortal. 

O que é doença coronariana?

Também chamada de cardiopatia isquêmica, trata-se de uma condição que surge a partir do estreitamento das artérias do coração, sendo uma das principais causas de morte no mundo.

Quando o interior das artérias do coração está coberto por depósitos de gordura, também chamados de placa ( colesterol ), o fluxo de sangue carregado de oxigênio para diferentes estruturas, como o próprio coração, é reduzido.

Com o tempo, a doença cardíaca coronária pode levar a outras complicações cardíacas, como arritmiasinsuficiência cardíaca ou um ataque cardíaco fatal.

Quais são os sintomas?

De acordo com o British Health Service , os principais sintomas de doença cardíaca coronária ou doença isquêmica do coração são:

  • Dor no peito ou angina;
  • Dificuldade respiratória;
  • Dor em todo o corpo;
  • Sensação de cansaço;
  • Sentindo-se enjoado

Da American Heart Association, eles explicam que uma porcentagem dos pacientes não apresenta sintomas e apresenta uma condição perigosa repentinamente e sem um bom motivo.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.