Quais são os benefícios do banho de gelo? E o que as ‘celebridades’ têm em comum? Para responder as duas perguntas, fique sabendo que elas têm em comum, um hábito curioso: submergir o corpo no gelo. Esse hábito que viralizou nas redes sociais não é outra senão uma das partes de um protocolo de bem-estar criado pelo atleta extremo holandês Wim Hof e cujo objetivo é fortalecer o corpo e a mente.
Este método que combina respiração e exposição ao frio e melhora o sistema imunitário, a performance desportiva, a qualidade do sono e concentração, reduz o stress. Sua técnica de respiração, inspirada na prática de meditação dos monges tibetanos, é cientificamente reconhecida e envolve hiperventilação controlada.
Durante o banho, devemos continuar com outros tipos de respiração, procurando focar na respiração nasal, lenta, com inspirações e expirações longas e profundas. É importante focar nos sinais que vêm do corpo.
O que é o método Wim Hoff e os benefícios do banho de gelo?
Basicamente, em controlar a respiração e, uma vez dominada, poder se expor ao frio. Como ele mesmo explica, a respiração é a coisa mais simples e inconsciente que fazemos, mas tem um grande impacto em todo o nosso corpo. Na verdade, ele aponta que a quantidade de oxigênio que inalamos através da respiração influencia a quantidade de energia que é liberada nas células do nosso corpo. Por esta razão, este atleta baseou todo o seu método em respirar bem.
Por meio das respirações, a frequência cardíaca e a pressão sanguínea aumentam, os vasos sanguíneos se contraem, a temperatura corporal aumenta e a capacidade de transporte de oxigênio dos pulmões melhora.
Por outro lado, o sangue é enriquecido com mais oxigênio em menos tempo, enquanto o dióxido de carbono é removido. Com isso, produz-se um ambiente alcalino no sangue e reduz-se a acidificação do organismo, entre muitos outros benefícios.
Como essas respirações são realizadas?
O método deste treinador é simples. Você só tem que seguir estes passos:
Fique confortável: entre em uma postura meditativa. Você pode ficar sentado ou, se preferir, deitar. Certifique-se, é claro, de que tanto a postura quanto as roupas que você veste permitem que você expanda bem os pulmões para respirar sem nenhum tipo de opressão.
Faça 30-40 respirações profundas: feche os olhos e tente limpar sua mente. Para fazer isso, conecte-se com sua respiração. Inspire profundamente pelo nariz ou pela boca e expire sem forçar pela boca. A inspiração deve ser pela barriga, e depois, com o peito, solte sem forçar. Faça isso 30-40 vezes. Você pode sentir formigamento e até tontura. Se você se sentir enjoado, pare, mas geralmente esses “efeitos colaterais” são inofensivos.
Prenda a respiração: Após a última expiração, inspire novamente o mais profundamente possível, solte o ar e prenda a respiração o máximo que puder até sentir a necessidade de respirar novamente.
Recuperação: Quando você respirar novamente, respire fundo para encher os pulmões. Sinta como toda a sua barriga e peito se expandem. Quando sentir que inalou o suficiente, prenda a respiração novamente por 15 segundos e expire. Por fim, volte ao primeiro passo. Você pode repetir esta série três e quatro vezes. Você notará que seu corpo e sua mente estão calmos e é um momento propício para a meditação.
Método Wim Hoff foco mental
O potencial deste método está na combinação dos 3 pilares, ou seja, prática da respiração profunda, exposição ao frio e este último pilar, o comprometimento e foco mental. A mentalidade, o empenho e a prática constante farão com que você recupere seu equilíbrio interno e, como diz Wim Hof, conquiste “força, saúde e bem-estar”.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!