Um aluno de 16 anos esfaqueou, na manhã desta quarta-feira (22), sua professora de espanhol no meio de uma aula, na França. O caso aconteceu no instituto católico Saint-Thomas d’Aquin, em uma pequena cidade no sudoeste do país.
O jovem entrou na sala e foi em direção à professora. Quando o ataque começou, os estudantes presentes fugiram, assustados, e o assassino foi detido pouco tempo depois.
As facadas atingiram o osso esterno da mulher de 50 anos e, apesar de ter sido socorrida, teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu.
Autoridades acreditam que o garoto sofra de algum transtorno psiquiátrico. Alunos afirmaram que ele mencionou mais cedo que “tinha ouvido vozes” no dia anterior que o mandaram atacar a professora.
Durante o ataque, os estudantes ficaram confinados em suas salas. A escola foi evacuada, e uma brigada de apoio psicológico está disponível para oferecer suporte às testemunhas.
A polícia continua no local, e o menor está preso. O ministro da educação da França, Pap Ndiaye, foi até a escola. Em suas redes, a autoridade prestou condolências à família da vítima.
O porta-voz Olivier Véran disse em entrevista coletiva que o governo francês oferecerá suporte a educadores em todo o país após o incidente. “Não consigo imaginar o trauma que isso pode representar”, disse ele.
A professora tinha 50 anos e lecionava espanhol na escola havia 15, na qual lidava diariamente com alunos de ensino médio da mesma idade de seu assassino.