A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) credenciou, em 2022, novas 9 áreas particulares para soltura e reintegração de animais silvestres resgatados. O credenciamento é feito após manifestação de interesse, por meio de formulário padrão, entregue à Coordenadoria de Fauna Silvestre e Recursos Pesqueiros.
Entre os critérios para o credenciamento está a exigência de que o local disponha de um recinto adequado para fazer a “soltura branda”, que é a aclimatação do animal ao local por algum tempo, e, depois, soltura gradual na natureza. Esta modalidade possibilita o retorno assistido do animal ao habitat natural, e também faz parte da reabilitação para a sobrevivência.
Para aumentar as adesões, a Sema disponibilizou o credenciamento aos proprietários de áreas particulares que tenham interesse em colaborar com as ações de preservação da fauna silvestre, especificamente com a soltura de animais reabilitados.
“Geralmente, o interesse vem de proprietários já ligados às questões de proteção ambiental, que possuem um apreço pela natureza e desejam contribuir para a proteção das espécies locais. Por isso fazemos este chamado, para que todos conheçam esse trabalho e possam colaborar”, destaca o coordenador de Fauna, Eder Toledo.
Em 2022, cerca de 60% dos 825 animais silvestres resgatados pela Sema foram devolvidos à natureza.
“A devolução à natureza é a parte mais importante após o resgate. O objetivo central da Sema é que os animais, sejam eles retirados da natureza para tratamento, ou de tráfico de animais, voltem a cumprir a sua função de integração e reprodução”, observa o coordenador.
Um dos casos mais marcantes no ano passado foi a soltura de 150 pássaros da espécie amazônica canário-da-terra (Sicalis flaveola), apreendidos em transporte ilegal, e encaminhados para soltura branda em uma área particular. Os locais de soltura não são identificados pela Sema para manter a segurança dos animais.
Serviço
Interessados em acolher animais silvestres resgatados devem preencher o requerimento padrão da Sema disponível AQUI, e enviar o documento para o e-mail: faunaepesca@sema.mt.gov.br. Em caso de dúvidas, entrar em contato pelo telefone 3613-7291. A partir desta etapa, será agendada uma vistoria para analisar a viabilidade do local e fornecer orientação ao interessado.
(Sob orientação de Lorena Bruschi)