O Papilomavírus Humano (HPV) é conhecido como uma infecção sexualmente transmissível que se apresenta com verrugas, que podem acometer a região genital das pessoas.
Existem mais de 100 tipos diferentes de patógenos do HPV. Alguns deles causam verrugas cutâneas irritantes que aparecem nas mãos, pés e rosto, enquanto outros podem causar infecção genital.
Este é um patógeno muito comum, de fato, estima-se que cerca de 80% dos homens e mulheres sexualmente ativos que não foram vacinados o tenham.
No caso do HPV genital, sua transmissão ocorre principalmente pelo contato físico por meio do sexo vaginal, anal e, menos frequentemente, oral.
Por isso, a melhor ferramenta de prevenção é o uso adequado do preservativo, aliado à vacinação, que permite a proteção contra as doenças causadas pelo HPV.
Como o Papilomavírus Humano pode acabar em câncer?
A maioria dessas infecções desaparece sozinha após um ou dois anos, mas são as mais persistentes, aquelas que aumentam o risco de sofrer algum tipo de câncer .
Especificamente, a infecção genital por HPV aumenta as chances de contrair câncer cervical, mas também tem sido associada a cânceres de ânus, pênis, vagina, vulva e orofaringe (parte posterior da garganta).
Conforme explicado no Medical News Today , o risco de desenvolver a doença ocorre porque o vírus pode modificar a forma como as células se comunicam, causando seu crescimento descontrolado, como ocorre com os tumores cancerígenos.
Quais são os sintomas do HPV?
A principal manifestação desse vírus é a presença de verrugas na região genital, mas isso não é imediato. De acordo com o Manual do MSD, as primeiras pápulas podem aparecer entre o primeiro e o sexto mês após a infecção pelo patógeno.
A princípio, parecem pequenas protuberâncias rosadas e macias, mas aumentam rapidamente de tamanho e sua superfície é áspera e irregular.
Eles se espalham rapidamente pela área, especialmente se você também tiver um sistema imunológico enfraquecido.
A Clínica INDISA esclarece que as pessoas que reconhecem uma verruga não devem se automedicar ou aplicar remédios caseiros.
Por outro lado, ir imediatamente ao médico pode permitir que você receba o tratamento adequado, que não pode curar o vírus, mas pode reduzir ou prevenir verrugas, por exemplo.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!