O que é menopausa precoce? A menopausa não é uma doença ou uma condição, mas sim um período natural e esperado na vida fértil da mulher.
É o momento específico em que termina o ciclo menstrual de uma mulher e está estabelecido que, uma vez passados 12 meses sem menstruação, ocorreu a menopausa.
Em geral, a literatura médica estipula que isso deve ocorrer entre os 40 e 50 anos, mas em algumas pessoas pode ocorrer mais cedo e se manifestar antes dos 40 anos, o que é conhecido como menopausa precoce.
As causas geralmente são genéticas ou devido ao histórico familiar, mas também ocorre em pessoas que passaram por quimioterapia ou radioterapia na região pélvica ou que tiveram seus ovários ou útero removidos cirurgicamente.
Menopausa precoce significa que uma mulher deixa de ser fértil antes do tempo regular, mas também antecipa certas complicações médicas associadas.
Com o fim da menstruação, aumentam as chances de ter osteoporose, doenças cardiovasculares, incontinência urinária, alterações na função sexual e ganho de peso.
Quais são os sintomas da menopausa precoce?
Como não é uma doença, não é possível falar de sintomas propriamente ditos, mas há uma variedade de alterações que avisam que você está perto do fim da menstruação.
No caso de você ter uma menopausa precoce, alguns dos sinais típicos ocorrem, como alterações de humor, ondas de calor, suores noturnos, além de alterações e irregularidades no ciclo menstrual.