Nosso corrimento vaginal muda ao longo do ciclo menstrual e geralmente varia em cor, consistência e quantidade. Mas há momentos em que essas alterações podem ser um sinal de um problema de saúde.
No caso da leucorréia patológica, a secreção aumenta em quantidade e a cor pode variar de branca a sanguinolenta. A causa pode ser uma infecção, a presença de um corpo estranho na vagina, por exemplo, um tampão esquecido ou uma doença.
É um fluido que o corpo expele pela vagina. A principal função é a sua limpeza. Também é conhecido como muco cervical, pois é formado por células da própria vagina e do colo do útero. Nele também há muco, bactérias e água.
Este fluxo é protetor contra bactérias e vírus. Mas é preciso estar atento às mudanças e saber como varia ao longo do ciclo para poder identificar quando está nos alertando de algum problema.
Como deve ser o corrimento vaginal?
Belén Gómez, ginecologista do Hospital Infanta Leonor, enfatiza que “ é necessário verificar nosso fluxo periodicamente e conhecê-lo durante as diferentes fases do ciclo menstrual. Um gesto tão simples como este nos ajudará a conhecer o estado de nossa vagina para prevenir infecções e poder enfrentar condições que possam surgir a tempo.”
Estes são os pontos que você deve prestar atenção para verificar se o seu fluxo está dentro da normalidade:
- Um corrimento claro e aquoso é um sinal de um corrimento vaginal normal.
- Quando o corrimento é claro e elástico, como clara de ovo, é sinal de que você está ovulando.
- O volume do fluxo aumenta nos dias anteriores à ovulação e diminuirá no primeiro ou segundo dia após a ovulação.
- Às vezes, você pode notar uma secreção marrom ou com sangue. Isso é normal se ocorrer durante ou após o ciclo menstrual.
- Um corrimento inodoro ou com odor suave e não desagradável também indica um corrimento vaginal normal. O odor suave pode ser devido a alguma urina ou sangue menstrual misturado com o fluxo.
Sintomas que podem indicar um problema de saúde
Para identificar um fluxo anormal devemos prestar atenção a quatro características que irão indicar se você está passando por mudanças significativas:
- Consistência: O fluxo torna-se muito mais fino ou mais espesso e mais texturizado.
- Cor: Corrimento cinza, verde, amarelo ou marrom.
- Volume: aumento significativo e inesperado.
- Cheiro: metálico, de peixe ou apenas diferente.
Como conclui a Dra. Gómez, ela aponta que o corrimento vaginal atípico pode ser um sintoma de um desequilíbrio bacteriano, uma infecção, uma DST ou, raramente, um câncer cervical . É importante ir ao ginecologista para fazer um controle periódico e poder antecipar qualquer condição. Para manter a vagina saudável, evite duchas e use proteção durante a relação sexual.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!