A história da árvore de Natal se originou na Alemanha medieval, onde na época os alemães decoravam um carvalho pagão com tochas para celebrar o solstício de inverno e dançavam ao seu redor. É um costume fortemente enraizado no território teutão que, com o passar dos anos, foi espalhado para muitos países do mundo.
Uma das primeiras provas documentadas e confiáveis é um manuscrito datado de 1605, cujo texto refere que “no sudoeste da Alemanha e da Alsácia no Natal são preparados enfeites nas instalações de Estrasburgo, com rosas feitas com papéis multicoloridos, maçãs, anfitriões, guloseimas”.
A festa se fortaleceu no Ocidente e se tornou popular no final do primeiro milênio, no ano de 1840 a natividade se espalhou pelo mundo graças à imigração de alemães para os Estados Unidos e outros países. O Natal na cultura americana seria irreconhecível sem as tradições que os imigrantes germânicos incorporaram com a figura de Papai Noel e, o principal protagonista da festa sob a qual os presentes são colocados.
Segundo a lenda, a árvore de Natal moderna começou a ser forjada no século I d.C. (Depois de Cristo), quando um evangelizador inglês chamado São Bonifácio chegou à Baixa Saxônia (Alemanha) para destruir o carvalho, planta considerada sagrada pela comunidade pagã e a substituiu por um pequeno abeto.
“Os povos evangelizados tomaram a ideia da árvore para celebrar o nascimento de Cristo: eles se adornavam com velas que representavam a luz de Jesus Cristo como luz do mundo e com maçãs, que simbolizavam o pecado original e as tentações. Com o passar do tempo, as velas foram trocadas por luzes e as maçãs por esferas ou outros ornamentos”, explicou a especialista em revisão histórica, Patricia Lasca.
Modo Natal: Como colocar o Ícone de Natal no Whatsapp PASSO a PASSO?
Árvore de Natal: qual é o seu significado?
Esta árvore, é um arbusto de porte piramidal pertencente à família das pináceas e, distingue-se do resto das espécies devido à forma das suas folhas em forma de agulha, que se encontram ligadas ao ramo ou ao suporte principal, é conhecida como abeto.
Sendo um gênero perene, o pinheiro é a alegoria da vida eterna e, sua forma triangular representa a Santíssima Trindade. No ano 740, os cristãos o decoravam com maçãs que simbolizavam as tentações e as velas que significavam a luz do mundo e a graça divina.
Na década de 1930 ocorreu a produção em massa das árvores de Natal feitas de plástico com estrutura de alumínio. Os quais começaram a se tornar populares porque são uma solução ideal para aqueles cidadãos que vivem em países onde não se conseguem naturais.
Frases curtas de Natal: frases para enviar pelo WhatsApp
O que cada ornamento da árvore de Natal simboliza?
- As esferas: declamam os dons que Deus dá aos homens. As azuis expressam arrependimento; as vermelhas as exigências; as douradas, os louvores e os prateados a gratidão.
- A estrela: é comum colocá-la no topo, que é interpretada como a guia da fé.
- As fitas e os coques: manifestam a união familiar e a presença das pessoas queridas em torno de todos estes dons.
- Os anjinhos: são os mensageiros entre os homens e o céu, são os encarregados de protegê-lo.
- As luzes: têm o sentido de iluminar o caminho para a fé.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!