As festas de final de ano e os encontros de dezembro tanto no trabalho, com amigos ou familiares já estão aí e como tal as recomendações para cuidar da saúde não devem ser esquecidas , principalmente em pacientes com doenças como diabetes ou triglicerídeos elevados , onde uma alimentação balanceada é fundamental fundamental para evitar complicações.
No entanto, numa altura em que se oferecem pratos, sobremesas e bebidas tradicionais por todo o lado, cuidar da alimentação pode ser complicado, mas não é uma tarefa impossível e como já vos dissemos noutras ocasiões, não se deve abdicar dos petiscos de cada um evento , mas saber como e quanto comer.
No caso de pessoas com triglicerídeos elevados , é importante saber que, se os níveis não forem adequadamente controlados, existe um risco significativo de doenças cardíacas.
Da mesma forma, é importante lembrar que a alimentação nessas datas deve ser muito criteriosa, pois é comum ingerir mais calorias do que o habitual ou do que o organismo necessita, que se não forem queimados corretamente se transformam em triglicerídeos, que acabam por serem armazenados “nas células de gordura”.
Assim, a relação entre os altos níveis dessa substância e a ingestão calórica preocupante pode acabar desenvolvendo hipertrigliceridemia e embora se saiba que quando as calorias doenças ou ser um sinal de alerta para condições como:
- Pré-diabetes ou diabetes tipo 2
- Síndrome metabólico
- hipotireoidismo
Aplique estas 3 recomendações para evitar aumentar seus triglicerídeos nesta temporada de férias
Posadas , festas de Natal e Fim de Ano são apenas parte da longa lista de festividades da época e algo que todas estas datas têm em comum são pratos como peru, romeritos, massas, saladas, sobremesas e tostas com álcool que embora não é necessário evitá-lo completamente , é importante saber quais são as melhores opções para prevenir complicações de saúde .
Pois bem, assim como os diabéticos devem cuidar para que a ingestão de fibras não diminua , os portadores de hipertrigliceridemia também devem cuidar do que consomem, principalmente na hora de escolher suas proteínas, pois nessas datas é muito comum encontrar aquelas fritas ou com muito de gordura , pois pode agravar problemas de saúde. Em vez disso, você pode seguir estas três recomendações que o ajudarão a aproveitar a estação e seus pratos sem aumentar o risco de desenvolver doenças cardíacas.
Coma gorduras saudáveis
Quando se fala em gorduras, os profissionais de saúde recomendam evitar o consumo de carnes ; No entanto, isto não significa que não possam ser consumidas na época natalícia, embora o ideal seja substituir as gorduras saturadas presentes neste tipo de proteína por outras saudáveis provenientes de alimentos naturais como:
- plantas
- azeites
- canola
Já para não perder o prazer de acompanhar pratos com proteínas de origem animal, em vez de carne vermelha, os pacientes com triglicerídeos elevados substituem por:
- Peixe rico em ácidos graxos ômega-3
Evite álcool
As bebidas ricas em álcool estão muito presentes nesta época natalícia, mas é muito importante que as pessoas com triglicéridos elevados moderem a quantidade que consomem nestas festas, pois são conhecidas por serem ricas em calorias e açúcares que também podem afetar a saúde aumentando os triglicéridos.
Embora a recomendação seja evitá-lo ao máximo, para não fugir das torradas, o importante é limitar o consumo.
O que você não deve comer
O ideal para esta época é seguir muitas das recomendações que os profissionais de saúde recomendam para o dia-a-dia, especialmente para a alimentação. Da mesma forma, uma consulta com um médico ou nutricionista pode ser uma excelente opção para que o atendimento seja personalizado.
Mesmo assim, procure tomar cuidado para não consumir ou fazê-lo em pequenas quantidades de:
- Gordura trans
- óleos
- gorduras hidrogenadas
- Álcool
- Açúcar
- carboidratos refinados
- Farinha branca ou de frutose
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!