Termina este mês o mandato da atual diretoria da Acilve (Associação Comercial e Empresarial de Lucas do Rio Verde). A entidade tem à frente o empresário Vilson Gonzales Kirst. O presidente avaliou o mandato em entrevista à reportagem de CenárioMT.
Kirst observou que o tempo passou bastante rápido, cumprindo em dezembro os dois anos de mandato, como reza o estatuto da entidade. Ele lembrou que a diretoria assumiu o mandato durante a pandemia, um período bastante difícil para as famílias e também para o comércio.
“Muita restrição por conta da pandemia, momentos de tensão, muito difícil, mas mesmo assim a Acilve andou, cresceu. Tivemos muitas ações nestes dois anos, mesmo com restrições. Aumentamos o quadro de associados, mas não aumentamos as mensalidades. Tivemos inflação e nós não reajustamos as mensalidades da Acilve”, ressaltou.
Melhorias
Mesmo com a pandemia, a Acilve fez melhorias na sede própria. O presidente informou que o prédio foi todo reformado, interna e externamente.
Atendendo recomendação do Ministério Público, foi instalado um elevador, permitindo o acesso ao auditório da entidade. “Para que as pessoas possam participar dos eventos no segundo piso, reuniões, palestras”, explicou.
A diretoria também adquiriu um veículo 0k para as atividades diárias.
“Foram dois anos difíceis, mas mesmo assim conseguimos avançar. A Acilve tinha algumas pendências com o Ministério Público, resolvemos todas elas. Então foram dois anos positivos, de melhorias, apesar dos pesares”, pontuou.
Fortalecimento do comércio
Vilson Kirst assinalou que durante o mandato foram realizadas diversas ações para fortalecer o comércio local. Ele destacou que para marcar as datas comemorativas foram desenvolvidas campanhas procurando fazer com que o consumidor opte por fazer suas compras no comércio local.
“Em todas as datas fizemos campanhas pra motivar as pessoas a comprarem no nosso comércio que sempre contribuiu, sendo nossos parceiros para que tivéssemos sucesso naquilo que a Acilve faz”.
O presidente lamentou as perdas ocorridas no período. “Um ou outro comércio não cresceu, sofreu muito com as restrições. Dependendo do segmento da atividade as restrições eram maiores. Mas as maiores perdas mesmo foram as vidas que se foram, as pessoas que até hoje tem reflexo da doença. Mas esperamos que daqui pra frente as coisas vão melhorando”, disse.
Renovação
No mês passado a Acilve cumpriu os ritos para o processo de eleição. Foi publicado edital de convocação, mas não houve registro de chapas dentro do prazo limite, que foi 1º de dezembro.
Diante disso, foi montada uma nova chapa com novos membros em relação à diretoria atual. “Montamos uma chapa com renovação de 30% dos diretores que são 17 entre conselho fiscal e diretoria. E esta chapa vai fazer a gestão 2023/2024, pois só teve uma chapa protocolada”, explicou.
“Quando não há protocolo é sinal que as pessoas estão apoiando a gestão que aí está. Então, para nós da diretoria isso é motivo de satisfação, ser reeleito para a próxima gestão”, enfatizou.
Em janeiro a diretoria vai divulgar uma agenda para o próximo biênio. Kirst explica que em 2020 chegou a ser elaborado um planejamento, porém, a pandemia impediu que fosse colocado em prática.
Associados
O presidente da Acilve ressalta que a entidade atua em defesa do comércio e convidou comerciantes e empresários ainda não associados a visitarem a associação comercial. Vilson Kirst detalha que os diretores da entidade participam de praticamente todos os conselhos comunitários de Lucas do Rio Verde, discutindo ações que melhorem a vida de todos os luverdenses.
“Estamos juntos em todos os órgãos de segurança do município, nós fizemos parte de todos os conselhos municipais e instituições como o Hospital São Lucas, a Fundação Rio Verde, igrejas. Nossos diretores participam das várias ações. Estamos inseridos na sociedade”, ressalta. “A Acilve está sempre defendendo o nosso comércio”, acrescenta.
Ainda dentro do processo de representatividade, Kirst participa e foi eleito delegado da Sicoob Credisul, cooperativa de crédito presente em vários municípios de Mato Grosso. Além dele, outros luverdenses também foram eleitos para mandato de 4 anos: Osvaldo Martinello, Joci Piccini e Tiago Bilhar.
“Representamos o Sicoob em qualquer evento, em qualquer situação, chamar nossos associados, pra isso fomos eleitos, poder orientar, contribuir, ajudar na organização das assembleias. Estou muito honrado”, descreveu.
Nova diretoria
Presidente: Vilson Gonzales Kirst
Vice-presidente: Nestor Albrecht
Primeiro Secretário: Daniel Casagrande
Segundo Secretário: João Aparecido Hernando de Matos
Primeiro Tesoureiro: Evandro Carlos Chitolina
Segundo Tesoureiro: Vagner Aparecido Gouvea Luis
Diretor de Sistema de Consultas: Pablo Rodrigo de Sá Brito
Diretor de Comunicação Social e Eventos: Davi Pare Aguero
Diretora Jurídico: Tatiana Mariani Barazetti
Diretor De Patrimônio: João Pagotto
Diretor Contábil: Mário Da Rold
Conselho Fiscal
Valdecir Duarte
Leandra Lucia Stein Franz
Justina Virginia Meneghetti De Souza
Marli Catarina Cattani Correa
Jose Valdemar Kluge
Lino Gomes