A dupla campanha de doação de sangue, realizada neste final de semana pela parceria do Grupo Corrente, com o Banco de Sangue de Sorriso e pelo Instituto de Hematologia do Centro-Oeste (Iehmco) de Cuiabá, arrecadou 144 bolsas de sangue, sendo 60 no sábado (10), e 84 no domingo (11).
Cada bolsa tem capacidade de 450 ml e pode salvar até quatro vidas. Isso significa que até 304 vidas poderão ser salvas com as doações feitas pelos luverdenses.
Está foi a 12ª edição de 2022, durante todo ano 814 bolsas foram coletadas de janeiro a dezembro, número maior do que no em 2021, quando foram coletadas 720 bolsas. A data prevista para a 1ª campanha de 2023 é dia 21 de janeiro.
Para o farmacêutico e bioquímico do Laboratório de Lucas do Rio Verde, Gilmar da Silva Pereira, o resultado foi fantástico. “Nós já temos os doadores fiéis que sempre se cadastram para uma nova campanha e, como sempre, os luverdenses fizeram história. Durante todo ano, as bolsas arrecadadas salvaram vidas, auxiliaram famílias e esse é o maior objetivo”, explica.
A ação fez parte de uma programação de doação de sangue mensal, que já é realizada em Lucas do Rio Verde, e, no mês de dezembro, a solidariedade e a sensibilização movem o coração das pessoas, como foi o caso da Poliana Gonçalves Conceição, que realizou a doação no domingo.
“É tão simples, você passa na triagem e doa, eu sou mãe e saber que o meu sangue seria destinado para ajudar crianças e tantas outras vidas é motivador, e dói no fundo imaginar que uma mãe está com seu filho precisando, com certeza eu vou doar”, pontua.
A médica Ana Terra esteva no local e ressaltou a importância do ato. “Eu acompanho a Iehmco nas coletas, nós sempre estamos aqui para orientar os pacientes e garantir que a coleta seja um local seguro, vale ressaltar também sobre a importância de participar da triagem, é nela que o doador vai se tornar apto a fazer a doação ou não, para que não haja desperdício de sangue”, explica.