Macaco é capturado após correr atrás de cachorrinha com uma faca

Fonte: CENÁRIOMT

Os macacos-prego fazem parte da subfamília Cebinae, que está dentro da família Cebidae
Os macacos-prego fazem parte da subfamília Cebinae, que está dentro da família Cebidae
Os macacos-prego fazem parte da subfamília Cebinae, que está dentro da família Cebidae
Os macacos-prego fazem parte da subfamília Cebinae, que está dentro da família Cebidae

Um macaco-prego conseguiu tirar o sossego de alguns moradores do bairro Vila União, em Nova Mutum- Mato Grosso.

De acordo com informações, o animal silvestre morava com uma família em uma residência, no local. Os moradores se mudaram e deixaram o macaquinho para trás, que sozinho, começou a invadir as casas da vizinhança.

O animal abria as embalagens dos alimentos, quebrava objetos e deixava as casas todas sujas. Em um dos episódios, o macaco se irritou com os latidos de uma cachorrinha, pegou uma faca e correu atrás dela.

Para evitar que a cadela fosse atacada, a dona conseguiu tomar a faca da mão do macaco, não satisfeito, ele pegou uma colher e partiu para cima da cachorrinha. Nenhum dos animais se feriu.

Os bombeiros foram acionados, o macaco foi capturado e levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, em Lucas do Rio Verde.

Macaco-prego

Sapajus é um gênero de primatas da América do Sul que inclui as espécies de macaco-prego, também chamados micos-de-topete. Os macacos do Novo Mundo do gênero Sapajus pertencem à família Cebidae, subfamíia Cebinae, e são uns dos mais comuns primatas da América do Sul.

Outrora, as espécies desse gênero estavam incluídos no gênero Cebus e por muito tempo foram considerados membros de uma única espécie, Cebus apella. A taxonomia dos macacos-prego é confusa e mudou diversas vezes, sendo que o número de espécies variou entre uma única espécie até 12 espécies.

Evoluíram, provavelmente, na região da Mata Atlântica e depois povoaram outros habitats, como a Amazônia. O registro fóssil é esparso. Ocorrem na América do Sul, desde regiões amazônicas, até o sul do Paraguai e norte da Argentina e por todo o Brasil.

Os macacos-pregos ocorrem no continente sul-americano, e duas espécies são endêmicas do Brasil
Os macacos-pregos ocorrem no continente sul-americano, e duas espécies são endêmicas do Brasil.
Foto: @Miguelrangeljr

São muito adaptáveis e ocorrem virtualmente em todos os ambientes e tipos de vegetação ao longo de sua distribuição geográfica, desde florestas úmidas até savanas e o semiárido, como a Caatinga, do nível do mar até 2700 m de altitude.

São macacos de porte médio, pesando entre 1,3 kg e 4,8 kg, com até 48 cm de comprimento, sem a cauda, que é preênsil, embora não tenha a mesma mobilidade que a cauda dos macacos-aranhas e muriquis. Esta tem papel principalmente na manutenção da postura. (Fonte:Wikipédia)

Se você gostou deste post: Mais uma Sucuri gigante foi morta; VÍDEO – vai gostar também de ler esta notícia: Sucuri entra na toca após ser incomodada; VEJA

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.