A área de soja no estado ainda está em constante crescimento, a estimativa é que a safra seja 2,5% maior em relação ao ciclo passado (2021/2022), atingindo a área de 3,842 milhões de hectares. A produtividade estimada é de 53,44 sc/ha.
A expectativa de produção é de 12,318 milhões de toneladas. A porcentagem de área plantada na safra 2022/2023, encontra-se inferior em aproximadamente 0,80 pontos percentuais em relação à safra 2021/2022, para a data de 25 de novembro.
Nos últimos 7 dias o plantio avançou 2,6 pontos percentuais. Na safra passada a operação encerrou dia 19/11. As lavouras de soja estão em 96% em condições boas e
4% em condições regulares.
No momento o trabalho de acompanhamento das lavouras está paralisado, devido ao período de levantamento de uso e ocupação do solo no estado de Mato Grosso do Sul. A equipe se concentra em levantar as culturas nas margens das rodovias, o levantamento ocorre entre os dias 21/11 e 02/11.
Tendência do Clima
Na última semana, o Mato Grosso do Sul registrou chuva, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar.
No decorrer desta semana (final de novembro e início de dezembro) são esperados apenas episódios isolados de chuva sobre áreas produtoras entre a região Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Triângulo Mineiro, sul de Goiás e sul de Mato Grosso.
As chuvas devem continuar volumosas e persistentes, inclusive podem trazer transtornos, entre a Zona da Mata e o norte de Minas Gerais, Espírito Santo e interior do Matopiba, onde estão previstos de 100 a 130 mm até a próxima sexta-feira (02/12).
No centro-sul do país as chuvas voltam a ganhar intensidade e se tornam mais abrangentes a partir do próximo final de semana. Entre a primeira e a segunda semana de dezembro as chuvas devem migrar mais para o centro-sul do país, onde são esperados episódios mais frequentes.