Existem plantas medicinais que podem nos ajudar a resolver nossos problemas do dia a dia. Uma delas é a verbena, uma planta herbácea perene que pode ser encontrada na Europa e na Ásia, com flores roxas claras e folhas pequenas, que é usada há muitos anos para vários remédios.
Na verdade, durante anos foi considerada uma planta mágica, era conhecida na Roma antiga como as lágrimas da deusa Juno (esposa de Júpiter, deusa do casamento), ela era popularmente muito popular conhecido como relaxante e ansiolítico, e considerando-a uma erva sagrada, eles a usavam para purificar seus altares.
Mas também tem sido usado em diferentes culturas, como a escandinava, persa, egípcia ou asteca por suas propriedades diuréticas , acrescenta o especialista, que detalha que seus componentes também fornecem propriedades como antiespasmódico ou antipirético. “Hipócrates recomendou para reduzir a febre”.
As propriedades da verbena
O especialista nos diz que, com base em diferentes estudos, suas propriedades podem ser resumidas da seguinte forma:
- Anti- inflamatório , tanto aplicado topicamente quanto internamente, incluindo ação protetora gástrica.
- Relaxante e ansiolítico , não só como sedativo, mas também pode ajudar a melhorar a qualidade do sono e a velocidade de adormecimento graças à sua ação sedativa. “Na verdade, esses estudos indicam que a dose para atuar como ansiolítico é de 100mg/kg de peso e se as doses forem aumentadas até 300mg/kg de peso, tem efeito sedativo e relaxante. Esse efeito calmante e relaxante pode ser extrapolado para um efeito benéfico contra a insônia, tanto para iniciar o sono quanto para mantê-lo”, explica.
- Como cardioprotetor, graças aos glicosídeos verbenalina (cornina), estudos indicam que eles têm alguma capacidade de prevenir a obstrução dos vasos sanguíneos, o que lhe dará proteção contra a isquemia miocárdica.
- Contra diferentes infecções , a verbena tem propriedades antimicrobianas. De fato, sua utilidade contra diferentes bactérias versus alguns antibióticos foi examinada. E eficácia foi encontrada contra Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa , bactérias como Citrobacter Freundii (folhas) e Bacillus subtilis (raiz).
- Em relação à saúde das gengivas , os celtas usavam verbena mastigando-a para melhorar seus problemas de gengiva ou enxaguando com infusões de verbena. Sabendo que tem efeitos anti-inflamatórios e antimicrobianos, parece lógico que seria eficaz como enxaguante bucal para problemas como a gengivite.
Lembre-se desses cuidados
- Não deve ser usado em mulheres grávidas.
- Deve-se ter cuidado com as doses , pois pode causar indigestão e gases, além de dermatites ou alergias na pele em contato com a tintura ou óleo essencial.
- Algumas pessoas podem ser alérgicas à verbena.
- Crianças e pessoas com problemas renais não devem tomar .
Como usá-lo
Podemos encontrá-lo na farmácia seca, em sachês, também em tintura, em cápsulas ou em óleo essencial (mais difícil de encontrar). Se o comprarmos como produto padronizado, é melhor seguir as instruções do fabricante.
Você pode preparar infusões de verbena (é o mais comum), adicionando duas colheres de chá de verbena seca em água fervente, deixando descansar e beber como um chá. Tem um sabor amargo, por isso podemos adicionar uma certa quantidade de adoçante, como o mel.
Quanto às doses, o farmacêutico informa que, por se tratar de uma planta, não existem regulamentos específicos de dose- efeito ou doses indicadas, apenas recomendadas, mas em geral encontramos cápsulas que levam de 150 mg a 1 grama. Os estudos, como expliquei antes, têm sido feitos com doses aproximadas de 100mg/kg a 300mg/kg para problemas de insônia ou até 500mg/kg em problemas de convulsão.
Duas receitas caseiras
- Infusão de gengibre e ervas. É bom para melhorar problemas digestivos. Adicione algumas folhas de verbena, flores de camomila e alguns pedaços de raiz de gengibre fresco, infunda, retirando previamente o gengibre dependendo de quão forte o queremos. Você pode adicionar uma rodela de limão para melhorar o sabor.
- Infusão com algumas folhas de erva-cidreira e verbena . Esta segunda receita nos ajudará a melhorar o sono e o relaxamento. Deixe infundir e adoce com uma colher de chá de mel. Tomá-lo após o jantar é uma boa opção para melhorar o relaxamento.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!