O mofo dentro de casa não é apenas um inconveniente estético, mas também pode se tornar um sério problema de saúde, por isso os especialistas recomendam removê-lo o mais rápido possível.
Este tipo de fungo costuma proliferar em locais onde se acumula humidade, como na cozinha, casas de banho ou mesmo paredes , caso tenha algum problema de isolamento.
Através dos esporos, o mofo pode se mover para diferentes partes da casa, contaminando objetos e o ar em seu caminho.
Por que o mofo dentro de casa é perigoso?
Às vezes, esse fungo é referido como um composto tóxico, mas, de acordo com uma investigação de 2017, não há evidências suficientes para garantir que as toxinas emanadas do mofo ou sua exposição possam causar doenças respiratórias graves, como câncer , sangramento ou dor de garganta .
Mas existe a possibilidade de que os recintos sejam contaminados por um fungo específico, o S. chartarum , que pode causar uma intoxicação conhecida como micotoxicose . Alguns dos sintomas disso são: dores no corpo, alterações de humor, perda de memória, dor de cabeça e sangramento nasal, conforme explicado no Medical News Today .
Além disso, em um estudo realizado em 2016, foi determinado que a exposição precoce de crianças a esse organismo poderia estar associada a uma maior probabilidade de serem diagnosticadas com asma .
Mas, na maioria dos casos, a exposição a esses organismos pode resultar na presença de certos sintomas em pessoas mais sensíveis, alérgicas ou com asma.
Alguns dos sintomas que aparecem com uma alergia ao mofo são:
- Tosse.
- chiado
- Congestionamento nasal.
- Olhos irritados e vermelhos.
- Acne.
- Dor de garganta.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!