Um grande mistério tomou conta da praia de Ilha Comprida, no litoral de São Paulo (SP), neste fim de semana. Um casal caminhava pela praia e encontrou um esqueleto que ao mesmo tempo em que parecia ser uma mão humana, poderia ser de um suposto alienígena ou nadadeira de uma baleia.
As imagens do esqueleto foram gravadas pelo casal Letícia Santiago e Devanir Souza.
De acordo com o biólogo Henrique Abrahão, o Biólogo das Cobras – trata-se na verdade, da nadadeira de um cetácea. Nadadeira de uma baleia, por exemplo.
Os cetáceos são mamíferos exclusivamente aquáticos representados pelas baleias, botos e golfinhos. Vivem em sua maioria nos mares podendo ser encontrados em rios e estuários e estão subdivididos em três classes: Archaeoceti (já extintos), Mysticeti e Odontoceti.
O Cetacea
O nome Cetacea foi usado pela primeira vez em 1762 por Mathurin Jacques Brisson em seu livro “Regnum animale in classes IX. distributum, sive, Synopsis methodica”, para classificar animais marinhos descritos como tendo corpo alongado e sem pelos, com nadadeiras carnosas e cauda horizontalmente achatada, que respiram por meio de pulmões, que apresentam um coração dividido em dois ventrículos e cujas fêmeas vivíparas alimentam seus filhotes com leite.
Em 1864, John Edward Gray propôs formalmente os nomes “Denticete” e “Mysticete” para se referir aos cetáceos com e sem dentes, respectivamente, e, em 1867, William Henry Flower propôs os nomes “Odontoceti” e “Mystacoceti” para os mesmos grupos.
Por fim, em 1883, Flower também propôs o nome Archaeoceti para se referir às espécies fósseis de Cetacea.
Tal como todos os mamíferos, os cetáceos respiram ar por pulmões, são de sangue-quente ( endotérmicas) e amamentam os juvenis, mas têm muito poucos pelos.
As adaptações dos cetáceos a um meio completamente aquático são bastante notórias: o corpo é fusiforme, assemelhando-se ao de um peixe. Os membros anteriores, também chamados barbatanas ou nadadeiras, são em forma de remo.
A ponta da cauda possui dois lobos horizontais, que proporcionam propulsão por meio de movimentos verticais. Os cetáceos não possuem membros posteriores, alguns pequenos ossos dentro do corpo são o que resta da pélvis.
Debaixo da pele existe uma camada de gordura. Serve como reservatório de energia e também como isolante térmico. Os cetáceos possuem um coração de quatro cavidades. As vértebras do pescoço estão fundidas na maior parte dos cetáceos o que fornece estabilidade durante a natação às custas da flexibilidade.
Os cetáceos respiram por meio de espiráculos localizados no topo da cabeça, o que permite ao animal ficar submerso. As baleias sem dentes possuem dois, enquanto que as baleias com dentes apenas têm um espiráculo. Quando respiram, os cetáceos lançam um jacto de água, cuja forma é uma característica que ajuda à sua identificação.
O seu sistema respiratório permite-lhes ficar submersos durante muito tempo sem respirar: o cachalote, por exemplo, pode ficar três horas sem respirar.
Se você gostou deste post: Cobra perigosa dentro da botina? SUSTO– vai gostar também de ler esta notícia: Cobra caninana dá bote em cachorro; ASSISTA
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!