Ter níveis elevados de triglicerídeos pode representar um risco para a saúde das pessoas, situação agravada por maus hábitos alimentares , dieta rica em gorduras, pouca atividade física, estresse , sedentarismo, entre outros fatores. Por isso, compartilhamos cinco remédios caseiros que ajudam a diminuir os níveis elevados de triglicerídeos e a ter uma melhor qualidade de vida.
Triglicerídeos altos podem contribuir para o endurecimento das artérias ou espessamento das paredes das artérias (aterosclerose), aumentando assim o risco de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco ou doença cardíaca. É importante destacar que essa circunstância ocorre quando os triglicerídeos atingem valores superiores a 200 miligramas por decilitro (mg/dl), o que pode ser prejudicial à saúde , principalmente para o coração.
Deve-se notar que os triglicerídeos são moléculas de gordura que estão presentes no sangue, assim como naqueles alimentos ricos em açúcares , gorduras, também o alto consumo de bebidas alcoólicas pode causar seu aumento. As calorias que uma pessoa ingere e que o organismo não necessita são convertidas pelo organismo em triglicerídeos ; estes são armazenados em células de gordura.
Se o consumo de calorias for maior do que o que uma pessoa queima em sua atividade diária , pode aumentar os níveis de triglicerídeos, isso é conhecido clinicamente como hipertrigliceridemia e, embora as pessoas às vezes confundam os níveis de triglicerídeos com colesterol, são condições muito diferentes, pois o antigo armazenamento não é utilizado calorias e fornecem energia ao corpo, enquanto o último é usado para construir células e certos hormônios.
5 remédios caseiros para baixar os níveis de triglicerídeos
Uma das formas de reduzir os níveis elevados de triglicerídeos é recorrer aos remédios caseiros, que se tornaram uma alternativa já que muitos alimentos são ricos em antioxidantes e principalmente fibras solúveis, dois importantes componentes que previnem e reduzem o acúmulo de gordura no corpo humano . Aqui compartilhamos 5 remédios caseiros para regular seus níveis.
1) Suco de Abacaxi Laranja
O suco de abacaxi com laranja se destaca por ter como ingrediente principal duas frutas que são ricas em fibras solúveis e que contribuem para diminuir a concentração de gorduras na corrente sanguínea, isso gera uma diminuição tanto dos triglicerídeos quanto do colesterol. Para fazer você vai precisar usar o bagaço de laranja. Use dois copos de água , duas rodelas de abacaxi, uma laranja com o bagaço e o suco de um limão . Para prepará-lo, bata todos os ingredientes no liquidificador, coe imediatamente e agora sim, aproveite duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
2) Água de aveia com canela
A água de aveia com canela é um excelente remédio, pois a aveia contém beta-glucanos, um tipo de fibra solúvel que ajuda a reduzir a absorção de gorduras no intestino; e a canela, que é rica em antioxidantes , produtos que quando misturados favorecem a redução do colesterol e triglicerídeos . Para prepará-lo você precisa de meia xícara de aveia em flocos , 500 miligramas de água e um pau de canela. Deve misturar os flocos com a água e o pau de canela e deixar repousar durante a noite. No dia seguinte coe e beba. Tome todos os dias, de preferência com o estômago vazio .
3) Chá de Cúrcuma
O chá de cúrcuma é altamente eficaz, pois esta planta medicinal contém propriedades antioxidantes que ajudam a eliminar gorduras e toxinas do sangue. Para prepará-lo, você precisa de uma colher de chá de açafrão em pó e um copo de água. O método de preparo é levar a água para ferver e adicionar imediatamente o açafrão. Nesse momento, tampe e deixe descansar por cinco a 10 minutos; então deve ser coado. Sugere-se que o chá seja tomado de duas a quatro xícaras ao dia.
4) Água de alho
A água com alho é outro dos remédios recomendados , pois esta planta possui propriedades antioxidantes que favorecem a redução dos triglicerídeos no sangue. Para prepará-lo, são necessários um dente de alho e 100 mililitros de água. Primeiro você deve esmagar o alho e depois adicioná-lo à água. Essa mistura é deixada em repouso durante a noite e no dia seguinte pode ser consumida. Recomenda-se tomá-lo com o estômago vazio pelo tempo que a pessoa considerar.
5) Regule a alimentação
Apesar de não ser um remédio caseiro propriamente dito, a última recomendação tem o mesmo fim, e consiste em estabelecer um padrão regular de refeições , em que se atente ao que consome, além de limitar o consumo de álcool , acrescentar proteínas à dieta e também aumentando a ingestão de nozes .
Deve-se ter em mente que, embora esses remédios sejam muito favoráveis para o corpo, eles não substituem as recomendações que um médico pode fazer para esse problema , portanto, é recomendável consultar um especialista diante de um diagnóstico desse tipo .
Para que os benefícios sejam maiores, estes remédios devem ser acompanhados de uma dieta equilibrada e saudável que inclua frutas e vegetais , sugere-se manter um peso saudável, limitar o consumo de açúcar, seguir uma dieta pobre em carboidratos , comer mais fibras, praticar exercícios regularmente, evite gorduras trans e coma peixes oleosos pelo menos duas vezes por semana.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!