Mais de 49 mil luverdenses estão com doses atrasadas na vacinação contra Covid

Ministério da Saúde libera vacina em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades; Prefeitura aguarda o recebimento das doses

Fonte: Redação CenárioMT com Assessoria

mais de 49 mil luverdenses estao com doses atrasadas na vacinacao contra covid
Ascom Prefeitura/Yuri Cardozo

Frente à baixa procura da população nos locais de vacinação, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde alerta os faltosos de 1ª, 2ª, 3ª e 4ª dose para pessoas com mais de cinco anos de idade. Conforme o Vacinômetro, no site da Prefeitura, o município está próximo de atingir a marca de 150 mil doses aplicadas.

Porém, 49.361 luverdenses estão com doses atrasadas. Do total de faltosos, 11.793 pessoas ainda não tomaram a 2ª dose e 24.272 acima de 12 anos já estão aptos a tomarem a dose de reforço (3ª dose), ou seja, tomaram a 2ª dose há pelo menos, quatro meses e não voltaram.

Na faixa etária de 40 anos acima e trabalhadores da saúde, do público-alvo apto a receber a 4ª dose, apontado pelo Ministério da Saúde, apenas 4.417 procuraram as unidades de saúde para receber esse segundo reforço da vacina contra a Covid.

Visando ampliar a imunização da população contra a Covid-19, foi anunciada pelo Ministério da Saúde, na data de 09 de novembro de 2022, a liberação das primeiras doses de Pfizer em crianças de 6 meses a 2 anos com comorbidades. Ainda não há informações sobre quando o município receberá as doses e qual o total de vacinas específicas para esse público.

A supervisora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Claudia Regina Engelmann, avalia que uma parte da população procura a vacina somente quando os casos de Covid aumentam, porém é relevante alertar que as vacinas demoram até 15 dias para começar a proteção. “A principal medida de prevenção contra formas graves da Covid-19 é a vacina. Todas as vacinas disponíveis são seguras e demonstram o impacto na redução de internações e óbitos. Portanto, a população deve estar com seu calendário de vacinação Covid em dia conforme sua faixa etária”, destacou.

Nos PSFs continuam sendo disponibilizadas doses de vacinas contra a Covid-19. Confira as orientações:

1ª, 2ª e 3ª doses – todos acima de 12 anos

4ª dose – imunossuprimidos, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 40 anos

5ª dose – imunossuprimidos acima de 18 anos

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

Coronavac: 1ª dose e 2ª dose – 3 anos acima

Agendamento nos PSFs VIII Bandeirantes (65) 3548-2386 e no XVII Vida Nova (65) 3549-7171

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

1ª e 2ª doses – 5 a 11 anos (Pfizer pediátrica)

Segunda a sexta – 7h às 10h30 e 13h às 16h30

Locais: *Todos os PSFs

*Exceto dias em que estiverem fechados para reunião de equipe.

Pessoas de 18 a 39 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única e receberam o reforço com Pfizer, Janssen ou Astrazeneca, devem receber mais uma dose de reforço (2º reforço) após 4 meses do primeiro reforço.

Pessoas acima de 40 anos que fizeram a vacina Janssen como dose única, devem receber o 3º reforço 4 meses após o 2º reforço a fim de equiparar o quantitativo total de doses dos demais esquemas vacinais.

Atenção aos prazos:

1ª DOSE

– Acima de 3 anos de idade

2ª DOSE

AstraZeneca, Janssen e Pfizer – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, dois meses

Coronavac – Pessoas que tomaram a 1ª dose há, pelo menos, 28 dias.

3ª DOSE

– Pessoas acima de 12 anos que tomaram a 2ª dose há, pelo menos, quatro meses

4ª DOSE

– Pessoas acima de 40 anos, trabalhadores da saúde e imunossuprimidos acima de 12 anos de idade, que tomaram a 3ª dose há, pelo menos, quatro meses

5ª DOSE

– Imunossuprimidos acima de 18 anos, que tomaram a 4ª dose há, pelo menos, quatro meses

Gustavo Praiado é jornalista com foco em notícias de agricultura. Com uma sólida formação acadêmica e vasta experiência no setor, Gustavo se destaca na cobertura de temas relacionados ao agronegócio, desde insumos até tendências e desafios do setor. Atualmente, ele contribui com análises e reportagens detalhadas sobre o mercado agrícola, oferecendo informações relevantes para produtores, investidores e demais profissionais da área.