Você sabe quais são os 5 alimentos que mais inflamam o corpo? A inflamação é um processo fisiológico complexo , no qual o corpo reage na tentativa de se defender de ameaças ou do que acredita serem ameaças. O problema é que, além das alterações corporais, esse sintoma incômodo pode favorecer o aparecimento de doenças.
Diabetes tipo 2, obesidade, problemas cardiovasculares, síndrome metabólica ou Alzheimer são apenas algumas das condições que podem ocorrer quando a inflamação causa efeitos no nível celular.
Por isso é extremamente importante manter uma alimentação saudável. Da Universidade de Harvard, eles apontam que existem certos alimentos que possuem poder inflamatório no organismo, que devem ser consumidos com moderação.
Quais são os alimentos que mais inflamam o corpo?
Carboidratos refinados
Segundo os especialistas da casa de estudos, os carboidratos e as farinhas refinadas têm má reputação. E com razão, já que ser processado retira parte dos benefícios que eles trazem como base, mas o amido é preservado .
No refinamento, os nutrientes dos cereais como arroz ou milho são perdidos, perdendo proteínas, fibras, minerais e vitaminas. Isso aumenta os níveis de glicose no sangue e o risco de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). A recomendação é optar por farinhas integrais, cereais e arroz , e deixar de lado o pão branco e os doces industriais.
Comidas fritas
Se você é fã de batatas fritas e outros alimentos fritos, deve saber que esses alimentos produzem um composto no organismo relacionado ao processo de inflamação do organismo. A isto devemos acrescentar que aumentam os níveis de ‘mau colesterol’ (LDL) , reduzem os níveis de ‘bom colesterol’ (HDL) e aumentam a probabilidade de sofrer de doenças cardíacas e cerebrovasculares.
Bebidas açucaradas
As bebidas açucaradas estimulam o acúmulo de ácidos graxos no fígado, o que pode gerar uma reação inflamatória capaz de causar danos ao órgão. Também aumenta o risco de resistência à insulina e, por sua vez, o desenvolvimento de diabetes.
Carnes vermelhas
A carne vermelha tende a ser rica em gordura saturada , um elemento que leva ao ganho de peso e inchaço. Especificamente, eles contêm ácido N-glicolilneuramínico (Neu5Gc) que os humanos não podem sintetizar. Quando detectado, o corpo reage como se fosse um agente estranho e a inflamação é gerada.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!