A pancreatite é uma inflamação do fígado , que ocorre quando as enzimas digestivas que ele produz para uso no estômago começam a funcionar antes de serem liberadas e “comer” o próprio pâncreas .
Aqueles que sofrem dessa condição geralmente sentem inicialmente desconforto no estômago, como dor na parte superior do abdômen que se espalha para as costas. Embora possam ser considerados sintomas inofensivos, se não forem tratados em tempo hábil, geram complicações graves.
Por que a pancreatite é gerada?
O pâncreas é um importante controlador de açúcar no sangue através da produção de insulina. Quando inflamada, ocorre pancreatite que impede o bom funcionamento do sistema digestivo.
Um dos principais fatores de risco para esta doença são os cálculos biliares . Esses depósitos endurecidos de fluidos alimentares causam inflamação desse órgão quando ficam presos em um ducto biliar ou pancreático.
Por outro lado, a pancreatite pode ocorrer pelo consumo excessivo de álcool, tabagismo, distúrbios genéticos, doenças autoimunes ou por uma quantidade excessiva de cálcio ou gordura no sangue .
Sintomas de pancreatite
Esta doença tende a aparecer rapidamente e dura alguns dias, mas quando o desconforto dura semanas, pode ser pancreatite aguda. Mas em outros casos, isso pode causar uma diminuição gradual das funções do pâncreas, o que é conhecido como pancreatite crônica.
De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais, nos Estados Unidos, os sintomas da pancreatite aguda são os seguintes:
- Dor na parte superior do abdômen
- Dor abdominal irradiando para as costas
- Ternura ao tocar o abdômen
- Febre
- pulso rápido
- Náusea
- vômito
No caso de a pancreatite se tornar crônica, os sintomas são:
- Dor na parte superior do abdômen
- Dor abdominal que piora depois de comer
- emagrecer sem tentar
- Fezes oleosas e fétidas (esteatorreia)
Independentemente do tipo de pancreatite, as pessoas com essa inflamação do pâncreas requerem atenção médica urgente. Uma vez atendidos por um especialista, eles podem receber medicamentos para controlar o desconforto, mas em alguns casos é necessário que sejam submetidos a uma cirurgia de emergência.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!