O que você pode comer se tiver pedras nos rins

Fonte: CENÁRIOMT

O que você pode comer se tiver pedras nos rins
O que você pode comer se tiver pedras nos rins FOTO:PIXABAY

Pedras de cálcio ou pedras nos rins são as mais comuns no rim. Nesses casos, é aconselhável seguir orientações dietéticas muito específicas para manter afastado o desconforto que as pedras nos rins podem causar.

formação de cálculos ou cálculos renais é uma patologia muito comum que poderia ser evitada com uma alimentação adequada e hábitos de vida saudáveis.

 Agora, se você já confirmou a presença de cálculos renais de cálcio , um dos tipos mais comuns, esta é a dieta que você deve seguir.

1. COZINHE COM AZEITE EXTRA VIRGEM

Entre os muitos benefícios valiosos do azeite, destaca-se sua capacidade de prevenir doenças cardiovasculares graças ao seu conteúdo de ácidos graxos que ajudam a reduzir os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim), enquanto aumentam os níveis de colesterol HDL (bom). , melhorando a circulação sanguínea e diminuindo pressão arterial, que reverte para fortalecer seus rins.

Verificou-se que em populações com alto consumo de azeite, a incidência de cálculos renais é muito menor.

2. LIMITE AS PROTEÍNAS E ESCOLHA AQUELAS QUE SÃO FACILMENTE DIGERÍVEIS

Uma vez detectada a presença de cálculos renais, é aconselhável limitar o consumo de proteínas. Para fazer isso, você pode reduzir a ingestão de carne, peixe, laticínios e ovos. O que não significa que você deve eliminar esses alimentos. No caso da carne, dê prioridade aos magros , como frango, peru ou coelho.

3. BEBA ÁGUA FRACAMENTE MINERALIZADA

Beba pelo menos 2 litros de água por dia para diluir a urina e reduzir a chance de formação de cálculos. Se comprar água engarrafada, verifique se está fracamente mineralizada.

Além disso, para reduzir o risco de pedras, você pode beber um copo de água morna com algumas gotas de limão todas as manhãs para alcalinizar seu pH.

4. EVITE VEGETAIS DE FOLHAS VERDES

Para evitar a formação de cálculos renais de oxalato de cálcio, é importante minimizar o consumo de alimentos que contenham oxalato. Entre os alimentos com maior teor desta substância encontramos espinafre, acelga ou brócolis.

Ferver legumes é uma maneira eficaz de reduzir cálculos renais de oxalato de cálcio, pois atrai os oxalatos para a água de cozimento.

5. COMA PEIXES OLEOSOS

A saúde do coração e dos rins está intimamente relacionada ao tipo e qualidade das gorduras que você consome. Por esta razão, é aconselhável incluir na dieta peixes oleosos como sardinha, cavala ou salmão devido ao seu teor de gorduras insaturadas, que reduzem o colesterol LDL (ruim).

No entanto, é importante não exagerar, pois não é conveniente exagerar nas proteínas, que também contêm esses alimentos. Tente não exceder 150 gramas por dia em carne, peixe ou ovos.

6. TOME LIMONADA NATURAL NO CAFÉ DA MANHÃ

Você pode começar o dia com uma limonada fresca ou um lanche com uma laranja. O ácido cítrico parece ajudar a reduzir as chances de desenvolver cálculos de oxalato de cálcio.

Em estudos clínicos, o ácido cítrico no suco de limão demonstrou reduzir a acidez da urina, o que reduz a incidência de cálculos renais.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.