A pressão alta é uma das piores condições com as quais você pode ser diagnosticado, pois aumenta o risco de sofrer de doenças graves, como doenças cardíacas, encefalopatias, doenças renais, entre outras, conforme explica a Organização Mundial da Saúde (OMS) .
Isso ocorre quando a tensão nas artérias aumenta. Normalmente, o sangue circula livremente pelas veias e artérias, exercendo alguma pressão nas paredes dos vasos sanguíneos.
Quando o espaço dentro das artérias se estreita ou quando o coração bombeia com muita força, a pressão nos tubos aumenta.
De acordo com a OMS, quem é obeso, sedentário, tem histórico familiar, faz uso de tabaco, álcool e tem uma alimentação ruim , tem mais chances de sofrer dessa perigosa condição.
É por isso que escolher bons alimentos é uma excelente ferramenta para melhorar a saúde.
Os piores alimentos para quem tem pressão alta
Curativos
Se você tem hipertensão e costuma colocar ketchup, mostarda ou maionese em todas as suas refeições , então deve começar a mudar seus hábitos, já que esses tipos de curativos costumam ter muito sódio, principalmente como conservante.
O mesmo vale para molhos de pimenta, molho de soja, teriyaki, até molhos e tomates enlatados usados para fazer bolonhesa.
Refeições congeladas
Nuggets, pizzas ou até mesmo refeições pré-congeladas são ricas em sódio junto com gordura saturada.
Neste caso, o sódio é usado como conservante e o sal também é aplicado como aromatizante.
Alimentos em conserva
Os picles são uma forma de conservar os alimentos ao longo do tempo. Uma solução salina com vinagre é usada em vegetais para evitar sua decomposição e contaminação.
Por isso, todos eles são contraindicados para hipertensos, ou pelo menos deveriam limitar seu consumo.
Salgadinhos
Dependendo da porção que você servir, eles adicionarão muito sódio a uma dieta tradicional. Além disso, são produtos altamente processados com altas quantidades de gorduras trans.
Nesses casos, se você sentir vontade de comer um lanche, é difícil encontrar uma opção de batata com baixo teor de sódio, mas você pode comer nozes, desde que não sejam previamente salgadas.
Pão
O Chile é um dos principais países consumidores de pão do mundo, por isso existem medidas em nível nacional que indicam a redução da concentração de sal nas marraquetas e hallullas que são fabricadas.
Mas no caso do pão embalado, a história é diferente. Aqui, a única maneira de saber se um produto é rico em sódio é através dos lacres das embalagens, então você pode decidir comprar aqueles que não têm muito sal.
Carnes processadas
Por serem conservadas ao longo do tempo, as carnes processadas possuem altas concentrações de sódio como conservante.
Embora diferentes valores de sódio possam ser encontrados nesses alimentos em cada país, a verdade é que todos eles terão mais sódio do que qualquer corte natural de carne. É por isso que, se você tem pressão alta, é melhor verificar os rótulos antes de comprar novamente.
Pizza
Junto com carboidratos e gorduras , as pizzas oferecidas no mercado, congeladas ou de redes de fast food, costumam ter muito sal.
O principal problema com esses alimentos é que não há como verificar corretamente seu conteúdo nutricional, pois nem todas as franquias de fast food publicam listas de nutrientes.
Álcool
O álcool, diferentemente dos alimentos listados acima, não possui tanto sódio, mas isso não significa que não tenha efeitos que possam afetar pessoas com hipertensão.
Nesse caso, o consumo excessivo da bebida pode alterar diferentes funções orgânicas que, combinadas, fazem aumentar a pressão no interior das artérias.
Aqui, não há alternativa “baixo teor de sódio” e você só pode limitar sua ingestão.
Queijo
Embora existam alguns queijos naturalmente com baixo teor de gordura, como o suíço, no caso das variedades conhecidas como ricota, cabra ou americano, eles possuem alta concentração de sódio, por isso devem ser evitados.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!