É hora de tentar esta pose de ioga

Fonte: CENÁRIOMT

Se você precisa alongar as costas, é hora de tentar esta pose de ioga
Se você precisa alongar as costas, é hora de tentar esta pose de ioga FOTO:PIXABAY

Que a ioga é uma disciplina que pode nos ajudar a lidar melhor com o nosso dia a dia é inquestionável. E é especialmente recomendado no caso de passar muitas horas sentado, especialmente se tivermos problemas nas costas.

Dependendo da nossa rotina profissional e pessoal, nosso dia a dia fica mais sedentário ou mais ativo. Independentemente de qual seja o nosso caso, há momentos em que, embora cuidemos bem de nós mesmos, nossas costas tendem a ter muitas dores.

 Por isso, não podemos esquecer de cuidar da nossa higiene postural, mantendo uma boa postura durante o dia e realizando certas posturas de ioga para manter as costas fortes e saudáveis ​​ao longo do tempo. Isso nos ajudará a prevenir muitos desconfortos, além de aliviá-los se já os tivermos.

Por que a postura recebe esse nome?

O especialista nos conta que a postura recebe esse nome porque, quando a praticamos, equilibramos o chakra do coração, chamado Anahata , um dos 7 chakras que compõem nosso corpo energético. Se traduzirmos do sânscrito para o espanhol, anahata  significa coração e asana,  postura.

À primeira vista pode parecer que a postura se concentra na abertura do peito , o que é verdade, mas não devemos esquecer o restante do trabalho que nosso corpo faz nessa postura.

E ele nos conta que a abertura nos ombros e o alongamento das costas que realizamos no Anahatasana contribuem para uma melhora na postura no nosso dia a dia. É por isso que é recomendável fazê-lo após um longo dia em que   você passou muito tempo sentado  em sua mesa ou trabalhando em pé, pois oferece um ótimo alongamento para as costas.

Isso pode ser feito tanto no início de uma prática de ioga quanto no final, assim como uma postura restauradora após uma prática focada nas aberturas do peito. Recomenda-se também incluí-lo na prática como preparação do corpo para certas posturas de extensão da coluna mais exigentes, como Ustrasana (postura do camelo) ou Dhanurasana (postura do arco).

Além disso, na sua opinião, na prática do yoga, independentemente do estilo que você pratica e quão avançada é a sua prática, devemos sempre preparar o corpo antes de entrar na postura final para evitar qualquer tipo de lesão.

É por isso que hoje vou falar sobre 2 maneiras de praticar Anahatasana . Existem 2 variantes principais, embora possa adaptar a postura à sua prática com a utilização de materiais de ioga como blocos de ioga, uma almofada ou mesmo uma manta.

Anahatasana passo a passo

-Qual é a melhor maneira de entrar na pose? É melhor entrar na postura de Balasana (postura da criança) ou da posição de 4 Apoios (joelhos alinhados com quadris e pulsos com ombros).

-Na primeira variante, trazemos os joelhos, peito e queixo em direção ao tapete, mantendo os braços dobrados à altura do peito. Se tivermos algum tipo de desconforto no pescoço, levaremos a testa (em vez do queixo) em direção ao tapete para encontrar maior conforto na postura, ou podemos até colocar um bloco sob a testa para nos sentirmos mais confortáveis.

-Se encontrarmos algum desconforto nos joelhos, colocaremos um cobertor sob ele para aliviar esse desconforto e poder aproveitar os benefícios da postura.

-No caso de não ter muita flexibilidade nos ombros, é recomendado usar dois blocos, um embaixo de cada antebraço para trabalhar essa abertura gradativamente.  

-Quanto mais perto os quadris estiverem do chão, mais fácil será trazer o queixo e o peito em direção ao chão. Se estivermos muito confortáveis ​​na primeira variante, podemos realizar a postura completa.

Postura completa

-Na postura completa, começamos caminhando com as mãos para a frente, esticando os braços e arqueando as costas enquanto levamos o peito em direção ao tapete. Já neste momento começaremos a notar o alongamento nas costas e ombros. Em seguida, abaixamos o queixo no tapete, certificando-nos de que estamos afastando os ombros das orelhas.

-Se ainda estivermos muito confortáveis, podemos sempre nos ajudar com as mãos para aproximar o tronco das pernas, obtendo assim um maior alongamento tanto dos ombros quanto do meio e da parte superior das costas.

Benefícios da Anahatasana

  • Alivia a tensão na região cervical e lombar.
  • Reduz o nível de estresse no corpo.
  • Melhora o processo de digestão.
  • Acalma o corpo e a mente.
  • Fortalece o meio e a parte superior das costas.
  • Alongamentos de ombro ajudam a prevenir lesões.
  • Se feita regularmente, a abertura do tórax beneficia o sistema respiratório.
  • Ativa os músculos abdominais.
  • Melhora a circulação sanguínea.

Possíveis contra-indicações

  • Como todas as posturas de ioga, é recomendável praticá-la com o estômago vazio. Evite praticar após uma refeição pesada.
  • Tenha muito cuidado com os joelhos , é recomendável colocar um cobertor embaixo deles em caso de desconforto. Se o desconforto persistir, não é recomendado realizar a postura.
  • Não é recomendado praticá-lo nos últimos meses de gravidez.
  • Realize sob a supervisão de um professor em caso de dor nas costas severa.
  • Se incomodar o pescoço trazendo o queixo para o tapete, é melhor trazer a testa para o tapete ou descansá-lo em um bloco.
  • Em caso de lesão no ombro ou pescoço,  não é recomendado praticá-lo.

Que contraposições você recomenda depois de praticar Anahatasana?

Depois de realizar essa postura, o ideal é realizar Balasana ( postura da criança) como contraposição para compensar nossa coluna. Deitar de costas também é ótimo para deixar as costas voltarem a uma posição neutra por conta própria. Como qualquer postura de yoga, praticar Anahatasana beneficia o fluxo de prana (energia vital) em nosso corpo energético.

Como sair da postura?

Para sair da postura, empurramos o chão com as mãos para levantar lentamente o corpo, tentando não fazer movimentos bruscos. A cabeça é a última coisa que levantamos, o que nos permite cuidar do pescoço.

Quem pode fazer essa postura?

Como sempre digo, yoga é para todos, sem exceção. Portanto, idealmente, essa postura pode ser realizada por qualquer pessoa cujas costas, pescoço e ombros o permitam. Pessoalmente, gosto muito de dar opções aos alunos em aula, pois não podemos esquecer que praticar a variação de uma postura é tão importante quanto praticar a postura final.

Siga-nos no Facebook Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.