No oeste e centro-oeste do Paraná, o cereal está em maturação e grande parte da área foi colhida, mas diante das chuvas da última semana, a colheita foi paralisada.
No sul paranaense, as chuvas da última semana atrapalharam o andamento das atividades a campo. Houve ocorrência de geada leve em áreas pontuais. Os danos devem ser contabilizados em breve. As culturas de inverno semeadas no início de junho já estão na fase de enchimento de grãos, e com as melhores condições de umidade de solo apresentam bom desenvolvimento vegetativo e uma boa sanidade, mas nesta fase precisam de atenção redobrada em relação à presença de pragas e doenças, necessitando de tratamento fitossanitário preventivo.
A colheita da cevada teve início no final da semana passada, principalmente nos municípios onde o plantio foi feito mais cedo. A produtividade está variando, sendo as mais baixas decorrentes da estiagem de julho. Como são poucas as áreas nestas condições, a média final não deverá ser significativamente impactada. Assim que o tempo permitir, devem ser retomados os trabalhos de colheita de trigo e aveia. Em alguns municípios, a cultura da aveia é mais utilizada como cobertura de solo, visando à formação de palhada para o plantio direto das culturas de verão.
Já, no sudoeste do estado, a colheita de canola está avançando e a colheita de trigo teve início. Em virtude das geadas do mês de agosto, algumas áreas de trigo devem apresentar queda na produtividade. Além disso, as chuvas dos últimos dias trazem preocupação em relação à qualidade da cultura.