Este 24 de setembro assinala -se o Dia Mundial do Câncer de Tiroide, data que procura dar visibilidade a uma doença que tem mais de mil novos diagnósticos anualmente e que afeta principalmente mulheres entre os 30 e os 50 anos.
Embora esta população seja considerada de maior risco, existem outras variantes envolvidas. De acordo com a literatura médica , também é indicado que pessoas com histórico familiar, expostas à radiação, com sobrepeso ou obesidade e com dietas deficientes ou com excesso de iodo, poderiam ter maior chance de diagnóstico.
Esta doença se origina quando, devido à reprodução descontrolada das células, tumores malignos se formam na glândula. Dependendo das estruturas em que crescem, se ocorre em células C ou foliculares, determinará o tipo de câncer e seu tratamento.
Dependendo da variedade e do estágio de avanço da doença, o prognóstico desses tumores malignos pode ser uma taxa de cura de 90%, principalmente se forem detectados precocemente.
Quais são os sintomas do câncer de tireoide?
A maioria das manifestações torna-se perceptível quando a doença está mais avançada, por isso os especialistas recomendam exames preventivos.
Alguns dos sintomas mais recorrentes do câncer de tireoide são:
- Presença de um nódulo palpável no pescoço.
- Crescimento da nova massa.
- Dor ao engolir.
- Alterações na voz, como disfonia ou rouquidão.
Quando há suspeita clínica, é necessária uma avaliação médica detalhada e exame físico, posteriormente o diagnóstico precisa ser complementado com os seguintes estudos: ultrassonografia de tireoide que analisa a presença de um nódulo maligno e, dependendo destes, uma biópsia por punção que é posteriormente estudado. e confirma o prognóstico.
Siga-nos no Facebook e Twitter para se manter informado com as notícias de hoje!