Alunos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Caminho para o Futuro participaram de uma atividade alusiva ao Dia da Árvore, data celebrada hoje, 21 de setembro. A ação faz parte do projeto pedagógico que está sendo trabalhado com as turmas, chamado “Caminhar e Preservar para Respirar”.
Na ocasião, os estudantes participaram da contação de história, café da manhã coletivo e deram um abraço simbólico na Figueira, árvore tombada como patrimônio histórico de Lucas do Rio Verde, localizada no bairro Pioneiro.
“Sem dúvidas, é muito importante conscientizar as crianças na valorização e cuidado com a natureza. A contação de história faz parte do projeto que é desenvolvido na escola, com parceria do Programa A União Faz a Vida e a Secretaria de Educação”, destaca Natalia Gortz, contadora de história.
A atividade visou desenvolver com os alunos ações de conscientização, diante de problemas ambientais e sensibilizar a importância da preservação do meio ambiente. Os estudantes conheceram a árvore mais antiga do município, onde puderam observar suas fortes raízes, a altura e medida dos troncos e observar todo o ambiente a sua volta.
A professora, Juliana Cristina, acompanhou a turma. “Foi encantador porque, quando as ações que são planejadas, eu passo para eles em sala, converso e mostro. Quando falei para eles que hoje seria o dia de vir aqui nessa árvore que faz parte da história, a mais antiga do município, eles ficaram encantados, motivados e ansiosos. Até então, todos da turma nunca tinham conhecido. Com certeza vai ficar marcado na memória de cada um deles”, destaca.
Cerca de 30 alunos se uniram, formaram uma grande roda em volta da árvore e, com um abraço, simbolizaram uma importantíssima atitude, a gratidão.
Nesta quarta-feira, além dessa ação em comemoração ao Dia da Árvore, a Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a distribuição de mudas frutíferas em avenidas e no Paço Municipal.
De acordo com o biólogo da Secretaria, Felipe Palis, a ideia é mostrar a importância dessas vegetações distribuídas às pessoas para que elas promovam os cuidados em suas residências. “Cuidando das plantas, as pessoas podem vê-las crescer e contribuir com a diminuição do calor e embelezar a cidade de forma geral. É uma ação importante que a gente faz, especialmente em datas comemorativas”, afirma.